O piso salarial enfermagem tem o seu impasse com perspectiva de ser solucionado devido aos avanços recentes.
A lei está suspensa por conta de uma decisão emitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ministro Barroso, em setembro de 2022.
No entanto, uma importante reunião vai acontecer nesta terça-feira (11), para, enfim, buscar uma solução para a situação envolvendo a medida.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: MAURO BENEVIDES VAI SE REUNIR COM O MINISTRO DA CASA CIVIL PARA DECIDIR SOBRE A LEI
O deputado federal Mauro Benevides (PDT-CE) terá uma importante reunião para que, de fato, o piso salarial enfermagem entre em vigor no Brasil.
O parlamentar irá se reunir com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e existe uma perspectiva otimista para o encontro com a autoridade da Gestão Lula.
“E a gente espera que até o dia 12 de maio, que é o dia da Enfermagem brasileira, o presidente Lula possa dar essa grande notícia”, pontuou.
SAIBA OS DETALHES DE COMO O PISO SALARIAL ENFERMAGEM ESTÁ NO PLANEJAMENTO FISCAL DO BRASIL
As informações do novo arcabouço fiscal do Brasil foram enviadas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recentemente, e, inclusive, comentando sobre o piso salarial da enfermagem.
Segundo Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, o propósito do novo arcabouço fiscal é colocar o Brasil no caminho da estabilidade financeira:
“Nós entendemos que temos que recuperar uma trajetória de credibilidade. Se cumprirmos essa trajetória com esses mecanismos de controle [propostos], vamos chegar a 2026 numa situação de bastante estabilidade”, destacou.
O prazo para a implementação do piso salarial da enfermagem, por meio do novo arcabouço fiscal, ainda não está definido.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM 2023: CATEGORIA REALIZOU PROTESTOS POR TODO O BRASIL PELA APLICAÇÃO DA LEI
A falta de celeridade para resolver a situação do piso salarial enfermagem está agravando o descontentamento da categoria com o cenário.
Por conta disso, recentemente, foram feitas diversas mobilizações para que a lei comece a valer o mais rápido possível.
Veja abaixo algumas cidades em que tiveram protestos:
- Curitiba;
- Fortaleza;
- João Pessoa;
- Recife;
- Rio de Janeiro;
- Salvador.