Nesta quarta-feira (17), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano em Vitória, no Espírito Santo.
Segundo a pasta, o caso suspeito é um homem de 61 anos funcionário de um parque Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (antigo Parque da Fazendinha), localizado em Jardim Camburi, onde três aves foram encontradas e testaram positivo para a doença.
De acordo com informações do G1, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) iniciou uma ação para investigar quantas pessoa estiveram em contato com os animais. Enquanto as investigações acontecem, o parque segue fechado para visitação.
Segundo equipes de saúde do município, o homem encontra-se em isolamento e segue monitorado pelas equipes de saúde do local, apresentando apenas sintomas gripais leves.
Outas 32 pessoas que trabalham no parque tiveram amostras coletadas e levadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo.
Ao término das análises pelo Lacen, as amostras serão encaminhadas para a Fiocruz.
ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE
- Acionar o serviço veterinário local;
- Evitar contato próximo com pessoas que estão com sintomas gripais;
- Manter ambientes ventilados;
- Evitar aglomerações;
- Realizar higiene das mãos sempre que tossir ou respirar;
- Caso seja necessário manipular a ave contaminada, é recomendado o uso de máscaras e luvas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE
O Ministério alerta que não foram registrados casos da influenza aviária A (H5N1) no Brasil. Essa doença é transmitida através do contato com aves doentes, vivas ou mortas.
Segundo estudos, o vírus não afeta os seres humanos e, caso ocorra, a transmissão de pessoa para pessoa não é efetiva.