Da Estadão Conteúdo
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do Espírito Santo comunicou que amostras de quatro aves suspeitas de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) foram enviadas para análise.
As aves pertencem à espécie Thalasseus acuflavidus (trinta-réis-de-bando) e foram encontradas nos municípios de Nova Venécia, Itapemirim, Linhares e Vitória.
Ministério da Agricultura identifica terceiro caso de H5N1 em ave marinha selvagem
Na última terça-feira, o Ministério da Agricultura anunciou a identificação do terceiro caso de gripe aviária (H5N1) em uma ave marinha selvagem no litoral do Espírito Santo.
A ave migratória, da espécie Sula leucogaster (atobá-pardo), estava sob os cuidados do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).
Os dois primeiros casos de gripe aviária no Brasil foram identificados recentemente. As aves afetadas eram da espécie trinta-réis-de-bando e foram encontradas no município de Marataízes e no bairro Jardim Camburi, em Vitória.
Governo do Espírito Santo toma medidas de prevenção e monitoramento
O governo do Espírito Santo informou, por meio de nota, que o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) está mapeando as áreas afetadas pelos casos e realizando vistorias nas propriedades.
Além disso, a Seag em conjunto com a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) reforçou as medidas de biossegurança para prevenir a disseminação da doença.
Em medida preventiva, 26 aves do Ipram foram sacrificadas de acordo com a determinação do Ministério da Agricultura.
A Secretaria da Agricultura do Espírito Santo explicou que a eutanásia foi realizada devido à possibilidade de transmissão local da doença, visando proteger as demais aves e as pessoas envolvidas.
Vigilância em Saúde identifica casos suspeitos em humanos
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que a equipe de Vigilância em Saúde identificou 33 pessoas com possíveis casos da doença.
Uma delas está em isolamento, sem sintomas gripais, e está sendo monitorada.
O Lacen-ES recebeu as amostras dos casos suspeitos, mas ainda não há informações sobre os resultados das análises.