O Ozempic é um medicamento injetável da Novo Nordisk, que contém o princípio ativo semaglutida.
Ele é usado, em conjunto com dieta e exercícios, para tratar pacientes adultos com diabetes tipo 2 não controlada.
O medicamento também leva a uma redução de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.
Apesar disto, não é aprovado pela Anvisa para o emagrecimento, mesmo alguns médicos fazendo uso off label (prescrevendo para tratamento fora do previsto na bula).
Foi buscando esse resultado que uma publicitária de 29 anos decidiu fazer o uso do medicamento, sem orientação médica, e acabou parando na UTI.
A publicitária quase teve uma insuficiência hepática, que é quando o fígado para de funcionar.
USO DO OZEMPIC PARA EMAGRECER
Em julho do ano passado, a publicitária passou a assistir a alguns vídeos, nas redes sociais, sobre o Ozempic: a "canetinha" com uma agulha na ponta, medicamento para pessoas com diabetes, que fazia os usuários perderem peso.
Ela decidiu então, por conta própria, fazer o uso do medicamento.
Em entrevista ao Portal G1, ela conta que também conhecia algumas amigas que faziam o uso do Ozempic e estavam perdendo peso rapidamente.
"Comecei a ser impactada pelos vídeos, até brinco falando que fui influenciada pelo meu próprio trabalho já que sou publicitária", comentou.
EFEITOS COLATERAIS DO OZEMPIC
Logo depois de comprar o medicamento, a publicitária recorreu mais uma vez às redes sociais para aprender a aplicar a medicação e decidiu que usaria o Ozempic uma vez por semana, aumentando a dose em cada aplicação.
É importante reforçar que, no Brasil, a medicação ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para emagrecer, em pacientes que não têm diabetes.
Depois da primeira aplicação, a publicitária começou muita ânsia de vômito e dor de cabeça.
Na semana seguinte, a publicitária aumentou, por conta própria a dosagem, passando de 0,25 mg para 0,5 mg, achando que potencializaria os resultados.
Depois disso, os sintomas ficaram mais intensos e a publicitária decidiu buscar ajuda médica indo ao pronto-socorro da cidade.
Foram oito idas, ao todo, para o hospital, para tratar os sintomas que não cessavam.
INTERNAÇÃO NA UTI
Depois de fazer alguns exames de sangue, os médicos constataram que a publicitária apresentava alterações no fígado e pediram que ela fosse internada.
Além do problema no fígado, a publicitária também foi diagnosticada com pedra na vesícula.
Os médicos não sabem ao certo se ela foi desencadeada pelo uso do Ozempic ou se a jovem já tinha o problema e só foi potencializado pelo medicamento.
Foram sete dias de internação na UTI, tomando medicações para dor e controlar o fígado.
Com o tratamento, as enzimas do fígado dela reduziram, indicando a recuperação do órgão, descartando a necessidade de um transplante.
PARA QUE SERVE OZEMPIC?
Ozempic é o nome comercial do medicamento que tem a semaglutida como princípio ativo.
Ele é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, entretanto, há alguns estudos indicando que ele pode ser um aliado contra a obesidade.
Por isso, a prática, alguns endocrinologistas têm prescrito Ozempic também para tratar pacientes com sobrepeso ou obesidade (uso off label).
A obesidade é uma doença crônica que abre portas para vários outros problemas, como pressão alta, diabetes, colesterol e triglicérides altos, gordura no fígado, doenças cardíacas, apneia do sono e câncer.
OUTRAS REAÇÕES DO OZEMPIC
Além de ânsias e fortes enjoos, confira a seguir alguns dos principais efeitos colaterais do Ozempic:
- Empachamento
- Refluxo
- Diarreia
- Constipação intestinal
QUAL É O PREÇO DO OZEMPIC?
Nas farmácias do Brasil, o preço do Ozempic varia entre R$ 700 e R$ 900.