Também conhecida como vitamina B7 ou H, a biotina é um nutriente muito conhecido por melhorar a saúde dos cabelos, unhas e pele.
Há diversos suplementos e produtos com biotina do mercado - os denominados “nutricosméticos”, que dizem promover diversos benefícios para a beleza e o organismo, como: cabelos e unhas mais longas e fortes, uma pele mais uniforme, etc.
Mas será que uma substância é capaz de promover tudo isso mesmo? Entenda mais sobre a biotina e para que ela serve:
Quais são os benefícios da biotina?
A biotina tem diversos benefícios para a beleza, pois é muito rica em antioxidantes e está relacionada com a produção de colágeno e queratina.
Por ser uma vitamina do complexo B, a biotina também funciona para melhorar o metabolismo e ajudar na digestão e absorção de outras vitaminas e minerais.
A biotina também tem relação com a reconstrução dos tecidos do corpo, sendo útil até mesmo para construir massa muscular.
Além disso, há estudos que comprovam a eficiência da biotina no controle dos índices glicêmicos do sangue, ajudando a reduzir o risco de diabetes.
O que acontece se eu não tomar biotina?
A falta de biotina pode causar queda e/ou despigmentação dos cabelos, unhas quebradiças, conjuntivite e dermatite.
Em casos mais graves da falta de biotina, pode haver até sintomas neurológicos, como depressão, letargia, dormência ou formigamento nas mãos e pés ou até alucinações.
O ideal são 30 mcg de biotina para adultos e adolescentes, que podem ser obtidas através da alimentação ou suplementos vitamínicos (que devem ser prescritos por um médico ou nutricionista!).
Veja também: falta de vitaminas pode causar queda de cabelo!
Veja lista com 8 alimentos que são fontes ricas de biotina:
- Amendoim (101,4 mcg por 100 g);
- Amêndoas (43,6 mcg por 100 g);
- Fígado (40g mcg por 100 g);
- Aveia (35 mg por 100 g);
- Ovos (16,5 mcg por 100 g);
- Castanha de caju (13,7 mcg por 100 g);
- Pão integral (6,1 mcg por 100 g);
- Queijo brie (5,6 mcg por 100 g).
Excesso de biotina:
Enquanto o excesso não causa intoxicação (pois, por ser hidrossolúvel, o excesso de biotina é eliminado na urina), ingerir mais de 100 mcg por dia pode causar acne, diarreias ou náuseas.
Por isso, é ideal que haja acompanhamento médico; sobretudo se você está utilizando para melhorar algum sintoma como a queda de cabelo - o que deve ser investigado pois pode significar outros problemas ou doenças mais graves.
Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica.
REFERÊNCIAS:
Nacional Library of Medicine (NLM - pubmed) - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28879195/. Acesso em 25/05/2023.