FEBRE MACULOSA: SP confirma mais uma morte por doença do carrapato em humano; veja sintomas e como se pega
Febre Maculosa é causa da morte de mais uma pessoa em São Paulo
A febre maculosa foi confirmada como causa da morte da adolescente Erissa Nicole, de 16 anos, segundo exames do Instituto Adolfo Lutz, ligado ao governo paulista.
A jovem esteva em uma festa na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, no dia 27 de maio.
É o quarto óbito confirmado por febre maculosa de pessoas que estiveram no evento Feijoada do Rosa, na propriedade no distrito de Joaquim Egídio.
MORTE POR FEBRE MACULOSA
A adolescente estava no local de transmissão acompanhada o pai, que é bombeiro e trabalhou no evento.
- Febre maculosa: adolescente que foi à festa em fazenda em Campinas morreu por causa da doença
- SHOW SEU JORGE CAMPINAS: Cantor se pronuncia após casos de FEBRE MACULOSA no evento
- Qual animal transmite febre maculosa? Existe vacina contra a doença? Tire as suas dúvidas sobre o problema e os seus principais sintomas
Conforme a Secretaria de Saúde de Campinas, após apresentar sintomas, a jovem foi internada em um hospital privado no município e morreu no último dia 13. Outros dois casos suspeitos de febre maculosa em pessoas que estiveram na mesma fazenda ainda são investigados.
Um deles é de uma mulher de 40 anos, de Hortolândia, cidade vizinha, que continua hospitalizada.
O outro caso é de uma mulher de 38 anos, de Campinas, que também está internada. Ela esteve em outro evento, um show do cantor Seu Jorge, realizado no dia 3 de junho, na Santa Margarida. O artista informou não ter apresentado sintomas de febre maculosa.
A fazenda suspendeu os próximos eventos e ficará fechada por um período de ao menos 30 dias.
A empresa de eventos informou que atende às determinações da prefeitura em relação às medidas adotadas para identificar eventuais novos casos entre os frequentadores e prevenir futuras ocorrências de febre maculosa.
Em nota, a Prefeitura de Campinas diz que o município é uma área endêmica para febre maculosa e que Secretaria de Saúde municipal tem cumprido sua responsabilidade de alerta da população sobre os riscos e a prevenção da doença, “inclusive realizando ações nas áreas dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, que é a região onde está localizado o espaço de lazer”.
FEBRE MACULOSA: entenda O QUE É e QUAIS SÃO os SINTOMAS da DOENÇA responsável por MORTE de CASAL
O QUE É A FEBRE MACULOSA?
A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade.
Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, a febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato-estrela, que costuma se hospedar em cavalos, bois e capivaras.
Para retirar um carrapato da pele, seja de um humano ou de um animal, é preciso utilizar uma pinça delicadamente, torcendo o parasita até que a boca saia da pele. Isso porque a bactéria que causa a doença está na saliva e se ele for apertado ou esmagado, pode inocular mais saliva e assim aumentar o contato da vítima com a bactéria.
O período de incubação da febre maculosa é de 2 a 14 dias, então o correto é considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.
FEBRE MACULOSA NÃO É TRANSMITIDA DE PESSOA PARA PESSOA
A febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.
Em humanos, a febre maculosa caracteriza-se por febre e máculas (manchas) vermelhas no corpo. Além disso, há sinais de fraqueza, dor de cabeça, muscular e nas articulações, tudo de início súbito.
Se não for tratada, a febre maculosa pode levar à morte rapidamente. Se diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico específico nos três dias iniciais de manifestações clínicas, a doença tem cura. Porém, depois que a bactéria se espalha pelas células que formam os vasos sanguíneos, o caso pode se tornar irreversível.
*Com informações da Estadão Conteúdo e Agência Brasil