O Fórum Nacional da Enfermagem publicou um vídeo na noite desta quarta-feira (13) informando que a plataforma do Ministério da Saúde para atualização dos dados dos trabalhadores encontra-se em fase final.
A reunião teve como objetivo informar aos órgãos ligados à saúde que a plataforma será lançada nesta sexta-feira (16) já com todas as atualizações solicitadas pelos estados e municípios e apresentar a plataforma que está sendo criada pelo Ministério.
Segundo as entidades ligadas à saúde, os valores não cobririam as despesas com o pagamento do piso nos entes que receberiam os valores.
Os gestores alegam que a maior divergência nos dados é a questão da quantidade de profissionais da enfermagem informada pelo Ministério da Saúde, que se baseou no Rais (Relatório Atualizado de Informações Sociais), sem considerar o número de terceirizados.
PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM
De acordo com Líbia Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, a plataforma está sendo criada após a demanda dos estados e municípios.
Desta forma, todos os gestores poderão alimentar com os dados dos trabalhadores a plataforma do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e recadastrar todos no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), que é utilizado para o cálculo de despesas com o piso salarial da enfermagem.
Os dados serão liberados para consulta até a próxima sexta-feira (16), somente para aqueles que tenham a senha do Fundo Nacional de Saúde.
COMO ACESSAR O PORTAL FNS PARA REALIZAR O CADASTRO DO PISO?
- Acesse o site da FNS (clicando aqui)
- Procure a seção “Conheça as funcionalidades do InvestSUS"
- Selecione “piso nacional da enfermagem”.
A opção ficará disponível assim que for liberada para consulta. Para o cadastro, o usuário deverá informar dados como:
- Salário-base;
- Insalubridades;
- Benefícios.