O julgamento do piso salarial enfermagem no Supremo Tribunal Federal (STF) analisa a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que resultou na suspensão da do reajuste em setembro.
Atualmente, o julgamento está suspenso, devido a um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que liberou 90 dias para que o processo do piso salarial da enfermagem fosse averiguado.
No entanto, nesta segunda-feira (19), antes do fim do prazo, Toffoli devolveu a solicitação e uma nova data para a retomada e fim do julgamento do piso salarial da enfermagem foi definida.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo
QUANDO O JULGAMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM ACABA?
A votação será retomada nesta sexta-feira (23) e, caso não haja mais nenhuma interferência ou pedidos de vista do piso salarial da enfermagem dos demais ministros, finaliza em 30 de junho.
Até o momento, os líderes do Supremo que já computaram seus votos no portal do órgão foram o relator do caso, Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
Antes de Dias Toffili, Gilmar Mendes já havia pedido uma vista dos altos do processo do piso salarial da enfermagem, o que adiou novamente a resolução do impasse no STF.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso
GREVE DA ENFERMAGEM: LUTA PELO PISO SALARIAL ENFERMAGEM
Diante desses obstáculos, o Fórum Nacional da Enfermagem divulgou uma data para o início de uma greve geral, com o intuito de pressionar a aplicação do piso salarial da enfermagem.
Participe dos atos e da greve geral na sua região. Procure o seu Sindicato e se integre nas atividades de mobilização e das assembleias que serão realizadas na sua cidade. [...] Sem piso salarial enfermagem, é greve!Fórum Nacional da Enfermagem
A greve pelo piso salarial enfermagem será iniciada no dia 29 de junho, com concentração em frente ao Ministério da Saúde, no Distrito Federal, na Praça das Bandeiras, às 10h.