O câncer no fígado é um tipo de tumor maligno que tem origem nas células que compõem o fígado, como os hepatócitos, canais biliares e vasos sanguíneos.
Geralmente, é uma doença altamente agressiva. Os sintomas do câncer no fígado costumam aparecer nos estágios mais avançados e podem incluir dor abdominal, náuseas, perda de apetite, perda de peso e icterícia (coloração amarelada dos olhos).
Indivíduos que possuem gordura no fígado, cirrose hepática ou que fazem uso de anabolizantes apresentam um risco maior de desenvolver esse tipo de câncer.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), dentre os tumores iniciados no fígado, o mais comum é o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular. Agressivo, ocorre em mais de 80% dos casos.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER NO FÍGADO?
O diagnóstico normalmente é feito por meio de exames de imagem do abdômen, como ultrassonografia ou tomografia, que são capazes de detectar a presença de um ou mais nódulos no fígado. Veja abaixo os sintomas do câncer no fígado.
SINTOMAS DE CÂNCER NO FÍGADO
-
Dor abdominal
-
Inchaço abdominal
-
Perda de peso inexplicável
-
Perda de apetite
-
Fadiga excessiva
-
Cor amarelada na pele e nos olhos
-
Náuseas persistentes
Infelizmente, esses sintomas geralmente surgem quando o câncer no fígado já está em estágio avançado. Portanto, na maioria dos casos, a doença é descoberta em uma fase mais avançada, o que diminui as chances de cura.
QUAL O TRAMTAMENTO PARA O CÂNCER NO FÍGADO?
O tratamento do câncer de fígado envolve geralmente cirurgia e quimioterapia, dependendo do tamanho e gravidade de cada caso.
O CÂNCER NO FÍGADO TEM CURA?
As chances de cura são maiores quando o tumor é identificado precocemente, em estágios iniciais da doença.
No entanto, quando a cura não é possível, o tempo médio de sobrevida é de aproximadamente 5 anos, embora esse valor possa variar dependendo do estágio de desenvolvimento do câncer e da presença de outras doenças no paciente.
É importante lembrar que este artigo é informativo, em caso de duvidas para um diagnóstico mais detalhado e eficaz, faça uma consulta e procure um especialista para esse tipo de câncer.
Fonte: Rede Dor