Rival número 1 da macaxeira, o inhame está presente em boa parte das mesas dos brasileiros, principalmente aqui no Nordeste.
Apesar de não ser tão atraente, o inhame possui qualidades que superam sua falta de beleza! Nesta matéria você vai conferir algumas das principais razões para inserir o inhame na sua alimentação.
CONSUMO DO INHAME
O consumo do tubérculo fornece bastante energia para o corpo: a cada 100g equivalem a 97 calorias. Sua principal composição é de carboidratos complexos e fibras solúveis.
FONTE DE VITAMINAS
O inhame também é uma ótima fonte de vitaminas, principalmente as do complexo B, como a vitamina B6, B1, riboflavina, ácido fólico e niacina.
BENEFÍCIOS DO INHAME
1. COMBATE A PRISÃO DE VENTRE
Por conter uma quantidade considerável de fibras solúveis, o inhame auxilia na hidratação das fezes, facilitando a evacuação.
2. AUMENTA A DISPOSIÇÃO
É rico em carboidratos de médio índice glicêmico, um dos tipos que vão sendo liberados no organismo aos poucos, prolongando a energia e disposição principalmente durante os treinos.
3. FAVORECE A PERDA DE PESO
As fibras também auxiliam na questão do peso quando falamos em prolongar a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do tempo.
4. REDUZ OS SINTOMAS DA MENOPAUSA
A presença da diosgenina, um composto bioativo que possui efeito estrogênico, pode ajudar no equilíbrio dos hormônios femininos, aliviando os sintomas da menopausa.
5. CONTROLA A GLICOSE NO SANGUE
As fibras são aliadas na redução do açúcar no sangue, pois auxiliam na redução da absorção durante o consumo, colaborando com os níveis de glicose. Portanto, diabéticos podem consumir inhame sem maiores problemas.