Nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que o Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade, vai pagar o piso nacional da enfermagem, com retroativo desde o mês de maio.
Anúncio foi feito durante discurso realizado durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.
Confira nessa matéria as últimas notícias sobre o novo piso salarial da enfermagem.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante o evento, que a categoria dos enfermeiros deveria ser valorizada e por isso o Ministério da Saúde deverá pagar o retroativo desde o mês de maio, além do décimo terceiro.
"Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, dá comida, aplica injeção, mede pressão é exatamente o pessoal de baixo que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado.", disse Lula.
"Por isso, a ministra Nísia tomou a decisão: vai pagar o piso e mais o atrasado desde maio e mais o décimo terceiro", completou.
Ao final do evento, a ministra Nísia Trindade confirmou que o governo federal fará repasses já considerando o piso em nove parcelas este ano.
Os pagamentos serão referentes ao retroativo de maio, aos pagamentos entre junho e dezembro, e ao 13º salário.
No dia 12 de maio, o presidente Lula (PT) sancionou um projeto de lei que distribui R$ 7,3 bilhões aos estados e municípios para que pudessem arcar com o custo.
Na portaria republicada na última sexta-feira (19) é possível saber quanto cada estado e município irá receber.
Confira abaixo: