Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Piso salarial da enfermagem

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Confederação Nacional de Saúde diz que há inconstitucionalidade na decisão do STF sobre o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM; Entenda

Confira o que a CNSaúde disse sobre a decisão do STF sobre o piso salarial da enfermagem

Cadastrado por

Matheus Melquiades

Publicado em 07/07/2023 às 8:42
Veja data para fim da negociação coletiva da rede privada sobre o piso salarial da enfermagem. - FREEPIK

Recentemente, a Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde) soltou uma nota se posicionando sobre a decisão do STF relacionada ao piso salarial da enfermagem.

Através da decisão do Supremo Tribunal Federal o pagamento do piso salarial da enfermagem vai ser de forma condicionada. O que quer dizer que o piso vai ter valores variados para o setor público e o privado.

De acordo com a CNSaúde, a decisão do STF não recebeu votos suficientes para a liminar ser aprovada. A liminar deveria chegar a maioria absoluta que é de 6 votos, na votação do STF a decisão foi aprovada com 5 votos.


Considerando que parte da decisão do ministro Barroso não foi referendada pelo STF, a suspensão dos efeitos da lei para o setor privado deveria permanecer válida
CNSaúde através da nota

Veja como ficou o pagamento do piso salarial da enfermagem

Através de votação no STF, ficou definido que o piso salarial da enfermagem terá variáveis para o pagamento. Outra coisa que o STF estabeleceu foi que a carga horária dos profissionais da enfermagem passará a ser de 44h semanais, em caso de jornada inferior o piso será reduzido.

Confira as condições de pagamento do piso salarial da enfermagem:

Leia Também

Como irá funcionar o pagamento do retroativo do piso salarial da enfermagem?

Durante um evento, o presidente Lula confirmou que ainda este ano será pago o retroativo do piso salarial da enfermagem.

O presidente disse ainda que o pagamento será dividido em 9 parcelas, os valores repassados pelo Governo Federal vão contar com o valores atrasados de maio, além dos valores de junho a dezembro incluindo o décimo terceiro.

Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, dá comida, aplica injeção, mede pressão é exatamente o pessoal de baixo que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado. E, por isso, a ministra Nísia tomou a decisão: vai pagar o piso e mais o atrasado desde maio e mais o décimo terceiro
Lula

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS