Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Prazo final para pagamento do piso da enfermagem é divulgado; veja quando será o pagamento da primeira parcela 

Últimas notícias do piso salarial da enfermagem são favoráveis aos enfermeiros e técnicos; veja data para pagamento

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 12/07/2023 às 16:54
- Freepik

O pagamento do piso salarial da enfermagem pelo setor privado ganha prazo final para ser feito.

O projeto de lei aprovado em pelo Congresso Nacional em 2022 já passou por suspensão e revogação do veto nos últimos meses. Desde então, os profissionais aguardam o pagamento dos valores determinados.

REPASSE PISO DA ENFERMAGEM

Em última decisão, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o governo vai pagar o piso nacional da enfermagem, com retroativo desde maio.

Veja abaixo o que se sabe sobre a data de pagamento do piso da enfermagem:

PISO DA ENFERMAGEM HOJE


Entenda como está o andamento do processo para pagamento do piso salarial da enfermagem até o momento - Freepik

Os valores atualizados da remuneração mínima para cada função são de:

Nesta quarta-feira (12), foi divulgado no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), portal do Supremo Tribunal Federal (STF), uma ata de julgamento do piso da enfermagem.

O documento analisa a medida cautelar da ADI 7222 e define que a partir desta quarta, o setor privado tem o prazo de 60 dias para honrar a medida para a categoria.

PISO ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 30 de junho sobre a constitucionalidade do piso da enfermagem.

O STF decidiu, por oito votos a dois, que o piso da enfermagem deve ser pago aos trabalhadores do setor público pelos estados e municípios na medida dos repasses federais. Será admitido o pagamento do piso proporcional à jornada.

Leia Também

Houve o impasse entre os ministros do STF na votação para o pagamento do piso da enfermagem aos profissionais celetistas, que trabalham em hospitais privados.

Venceu a proposta do relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, que determina que haja uma negociação coletiva prévia entre patrões e empregados como critério para o pagamento do piso.

O argumento do ministro é evitar demissões em massa ou comprometimento dos serviços de saúde. Nesse caso, podem ser aplicados outros valores.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS