O governo Federal publicou nota, no fim da tarde desta sexta-feira (14), em que ressaltou o compromisso de implementar com celeridade o piso nacional da enfermagem - de forma retroativa a maio de 2023.
QUANDO VAI SER PAGO O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?
Aprovado pela Lei 14.434 de 2022, e nos termos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou sua constitucionalidade, o piso da enfermagem será pago em nove parcelas neste ano.
"O Ministério da Saúde está em processo de implementação do piso em sua folha de pagamento, buscando incluir o pagamento já no próximo contracheque", diz a nota.
"Também foi realizado com êxito um amplo processo de levantamento de dados dos profissionais da enfermagem junto aos Estados e municípios, o que permitirá melhor apuração dos valores a serem repassados a cada ente da federação."
De acordo com as orientações da Advocacia Geral da União (AGU), o cálculo do piso será aplicado considerando o vencimento básico e as gratificações de caráter geral fixas, não incluídas as de cunho pessoal.
A metodologia de repasse aos entes e o monitoramento da implementação do piso em nível nacional tomará como base um grupo de trabalho com a participação de diferentes pastas (Ministério da Saúde, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério do Planejamento e Orçamento, Advocacia-Geral da União e Controladoria-Geral da União), sob supervisão dos ministérios que integram a estrutura da Presidência da República e coordenados pela Casa Civil.
COMO FICA O PISO DA ENFERMAGEM HOJE?
"O governo Federal reafirma a importância dos trabalhadores do SUS e reitera seu compromisso em garantir a implementação do piso para profissionais da enfermagem federais, estaduais e municipais, ou que atuam em estabelecimentos que atendem pelo menos 60% dos seus pacientes pelo SUS", finaliza.