Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL ENFERMAGEM

CÂNCER DE INTESTINO: deficiência de vitamina pode levar a câncer colorretal; veja qual

Carência de vitamina pode aumentar o risco de câncer de intestino; saiba qual

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 18/07/2023 às 10:01 | Atualizado em 18/07/2023 às 10:03
Carência de vitamina pode aumentar o risco de câncer de intestino; saiba qual - Freepik

O câncer de intestino, ou câncer colorretal, é o terceiro tipo de câncer mais comumente diagnosticado e tem sua origem no intestino grosso, incluindo o cólon e o reto.

Uma alimentação carente em certos nutrientes pode levar a deficiências e desequilíbrios no corpo, o que não seria diferente com o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Diante disso, estudos recentes indicaram que a carência de folato, também chamado de vitamina B9, pode amentar o risco do desenvolvimento de câncer de intestino.

RELAÇÃO DE VINAMINA B9 E CÂNCER DE INSTESTINO:

Um estudo publicado em 2011 no periódico Annals of Oncology revelou que a deficiência da vitamina B9 pode aumentar o risco de câncer de intestino.

A pesquisa envolveu mais de 5.000 participantes, incluindo indivíduos com câncer e com menos de oito anos de idade.

Os resultados indicaram que as pessoas que consumiam uma quantidade adequada de folato apresentavam um risco reduzido de câncer de intestino.

CÂNCER PRETA GIL Veja os SINTOMAS do CÂNCER no INTESTINO:

CONSUMO DE BIAMINA B9 REDUZ RISCO DE OUTROS TIPOS DE CÂNCER?

Os pesquisadores enfatizaram que os resultados desse estudo corroboraram com descobertas anteriores sobre a relação entre a alta ingestão de vitamina B9 e a redução do risco de câncer colorretal.

Além disso, a pesquisa sugeriria um menor risco de vários outros tipos de câncer. Porém, mesmo com achados promissores, foi visto que é necessário aprimorar pesquisas nessa área para obter uma visão mais abrangente.

São essenciais investigações para uma compreensão completa dos mecanismos envolvidos para confirmar os resultados obtidos até o momento, relacionando a vitamina B9 na redução do câncer de intestino.

COMO PRETA GIL DESCOBRIU CÂNCER PELAS FEZES:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS