O fotógrafo Bruno Baketa, o "viúvo do Twitter" — como ficou conhecido — começou a viralizar na internet após publicar uma sequência de cartas abertas para a mulher, Ivy Beatriz, que faleceu em fevereiro deste ano, vítima de uma síndrome rara, chamada Klippel-Trenaunay.
Saiba tudo sobre a doença na matéria abaixo.
O VIÚVO DO TWITTER: ENTENDA O CASO
Nesta terça-feira (18), o fotógrafo Bruno Baketa, que viralizou nas redes sociais no início do ano, por publicar cartas para a esposa que faleceu, voltou aos assuntos mais comentados da rede, mas desta vez, por ter sido exposto por uma suposta amante.
O caso revoltou as milhares de pessoas que se solidarizaram com o sofrimento de Bruno após a perda da esposa, mãe de sua filha e a quem ele chamava de "mulher da minha vida".
As pessoas se emocionaram com a história de amor dos dois, e principalmente, se solidarizaram com o luto que Bruno estava passando e com todo o sofrimento que ele dividia com os seguidores.
As publicações alcançaram mais de quatro milhões de usuários no Twitter, na época.
Na noite desta segunda-feira (17), a publicitária Luiza Rocha, que se identifica nas redes sociais como Luba, utilizou as redes sociais para afirmar que tinha um caso com o fotógrafo enquanto ele ainda era casado.
"Ganhou muitos seguidores às custas da minha sanidade, expondo uma história que não parecia real para mim", completou Luiza.
Confira a sequência de tweets abaixo:
SÍNDROME DE KLIPPEL-TRENAUNAY: SAIBA O QUE É
A Síndrome de Klippel-Trenaunay (KTS) é uma doença rara, caracterizada pela presença de três fatores: manchas vinho do porto, malformações venosas ou veias varicosas e hipertrofia óssea e/ou tecidual.
Sua etiologia não é bem definida e se apresenta, na maioria das vezes, desde o nascimento.
A doença é congênita e não há predileção étnica ou de gênero aparente.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da síndrome de Klippel-Trenaunay é baseado na presença de características clínicas, que incluem coloração vascular, varicosidades venosas e crescimento excessivo de membros com ou sem malformação linfática.
Assim, a avaliação radiológica e os testes laboratoriais podem ser essenciais para garantir o diagnóstico.
TRATAMENTO
O tratamento desses pacientes requer uma abordagem multidisciplinar.
Podem ser necessárias consultas com dermatologia pediátrica, radiologia intervencionista, cirurgia plástica, cirurgia ortopédica, cirurgia vascular, hematologia, urologia, gastroenterologia, terapia física e ocupacional e controle da dor.
A intervenção deve ser individualizada, com base na extensão da doença e complicações.
Para muitos pacientes, a terapêutica utilizada é, principalmente, de suporte, centrando-se na prevenção e gestão de complicações.
QUEM É BRUNO BAKETA?
Bruno Mendes, conhecido como Bruno Baketa, ficou famoso na internet por dividir o luto de perder sua esposa, a também fotógafa, Ivy Beatriz.
O casal teve uma filha em 2019.
Em fevereiro deste ano, Ivy faleceu vítima de uma embolia pulmonar, causada por uma doença rara.
Após a repercussão do caso na internet, Bruno deletou sua conta do Twitter e privou a do Instagram.
REFERÊNCIAS
- Site oficial do Dr. Daniel Souto, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - https://danielsoutoortopedista.com.br/sindrome-de-klippel-trenaunay/. Acesso em 18/07/2023.
- Site da Sociedade Brasileira de Pediatria (Revista Pediatra) - https://residenciapediatrica.com.br/detalhes/222/sindrome-de-klippel-trenaunay--um-relato-de-caso/en-US. Acesso em 18/07/2023.