CUIDADOS PALIATIVOS NO SUS: Hospital Alfa inaugura Serviço de Cuidados Paliativos; veja como funciona

Setor conta com uma enfermaria especializada e um ambulatório multiprofissional
Cinthya Leite
Publicado em 02/08/2023 às 11:51
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença que ameace a vida Foto: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS


Em Pernambuco, a rede estadual de saúde passa a contar, a partir desta quarta-feira (2), com um novo serviço especializado no acolhimento de pacientes em cuidados paliativos - uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas e progressivas por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas físicos e emocionais

Serviço de Cuidados Paliativos é oferecido pelo Hospital Alfa, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O setor conta com uma enfermaria especializada e um ambulatório multiprofissional.

"Nossa expectativa é receber pacientes com condições ou doenças ameaçadoras à vida, prioritariamente, àqueles com critérios de terminalidade ou fase final de vida e demandas elevadas de sofrimento físico, psicossocial ou espiritual", explica a médica clínica e paliativista Alessandra Macêdo, coordena o serviço.

"Geralmente são pacientes oncológicos, mas também receberemos pacientes com doenças cardiovasculares, neurológicas ou doenças renais terminais", acrescenta. 

DIVULGAÇÃO - Leitos para pacientes em cuidados paliativos já estão em operação no Hospital Alfa

Na enfermaria, são 12 leitos disponíveis para internamento, que conta com uma estrutura planejada para amenizar a dor e o sofrimento, além de uma equipe focada no acolhimento, manejo dos sintomas e proteção aos pacientes e seus familiares.

O ambulatório, que funciona para pacientes egressos (aqueles que passaram por internamento na própria unidade), conta com uma equipe multidisciplinar especializada em cuidados paliativos: fisioterapeutas, médicos e enfermeiros, entre outros.

"Este é um momento ímpar para o Alfa. Já contávamos com a Comissão de Cuidados Paliativos bastante engajada. Expandir as ações através da abertura do serviço é um ganho para nossos pacientes, principalmente pela equipe especializada, humana e empática que atuará. Além disso, conseguiremos ter uma maior representação dos cuidados na UTI", destaca a diretora-geral da unidade, Milene Dantas.

A proposta é oferecer um acompanhamento que permeia os mais diversos eixos dos cuidados.

"Nosso objetivo é realizar um trabalho multiprofissional, focado no controle dos sintomas e no acolhimento integral aos pacientes, estendendo esse cuidado aos seus familiares, que, muitas vezes, também são atravessados por essas doenças", completa Alessandra.

Sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), o Hospital Alfa soma atualmente 290 leitos: 100 de terapia intensiva (UTI) e 190 de enfermaria.

Além dos leitos de cuidados paliativos, a unidade conta com leitos de neurologia clínica, pneumologia, cardiologia e clínica médica.

TAGS
cinthya leite cuidados paliativos Saúde hospital alfa
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory