Pessoas em todo o mundo têm o costume de consumir algum tipo de bebida alcoólica, como o vinho, antes de dormir, assim como cerveja ou até mesmo a popular "cachaça".
Devido às suas propriedades, as bebidas alcoólicas podem induzir uma sensação rápida de relaxamento, mas isso não significa que seja aconselhável ingeri-las antes de dormir para melhorar o sono.
Essas noções evoluíram de crenças místicas e religiosas para supostos benefícios miraculosos à saúde.
O ÁLCOOL AJUDA NA INSÔNIA?
A principal razão por trás da crença de que o álcool auxilia no sono está relacionada ao fato de que essa substância ter efeitos relaxantes e ser capaz de reduzir o estresse e a ansiedade.
Essas características, quando combinadas, podem causar sonolência e favorecer o início do sono, facilitando o adormecimento.
Contudo, é um mito que o consumo do vinho pode ajudar a dormir melhor, uma vez que é após o início do sono que os impactos negativos do álcool sobre o repouso começam a se manifestar.
MALEFÍCIOS DA ÁLCOOL ANTES DE DORMIR:
Um estudo publicado na JMIR Mental Health indicou que a ingestão de bebidas alcoólicas, como o vinho, antes de dormir, prejudica o funcionamento do sistema nervoso.
Isso afeta inclusive as funções responsáveis pelo estado de "vigilância" e "repouso", o que resulta em alterações significativas na frequência cardíaca.
Além disso, a desregulação do sono resultante interfere na produção de hormônios essenciais para a restauração mental e física, além de ocasionar "micro despertares" frequentes, prejudicando o humor e o bem-estar.
Diante disso, saiba que beber vinho antes de dormir está longe de ser a respostas para a insônia. Em caso de problemas com sono, busque a orientação médica de um neurologista.