Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Piso da Enfermagem

REPASSE DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Ministério da Saúde confirma REPASSE dos valores nesta SEGUNDA, 21/08; 

O pagamento foi feito após um levantamento dos dados pela plataforma InvestSUS,

Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 21/08/2023 às 19:18 | Atualizado em 22/08/2023 às 17:54
Confira últimas notícias do piso salarial da enfermagem - Lula Marques/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde realizou, nesta segunda-feira (21) o primeiro repasse para os estados e municípios efetivarem o pagamento do piso salarial da enfermagem.

Este pagamento é retroativo ao mês de maio, portanto quatro parcelas, que serão transferidas para as gestões estaduais e municipais.

PAGAMENTO RETROATIVO DO PISO DA ENFERMAGEM

No total, serão nove etapas em 2023, incluindo o 13º salário. A ordem do pagamento foi emitida nesta segunda e, de acordo com o Ministério, até a próxima quarta-feira (23), todos os entes devem receber os valores:

“É um reconhecimento merecido para a luta incansável dessa categoria essencial para o sistema de saúde. Desde que assumimos essa gestão, a orientação do presidente Lula e uma das nossas prioridades sempre foi conseguir viabilizar o pagamento do piso.

Esse é um momento histórico e muito importante em que estamos encerrando um ciclo de tantas discussões e desafios, sempre abertos à correção de rumo. A confiança recíproca [entre União, estados e municípios] é a base para um bom trabalho em relação ao piso.

Foi um importante trabalho colaborativo entre Governo Federal, gestores locais e entidades que representam a categoria com quem sempre tivemos e teremos diálogo aberto”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Leia Também

PORTARIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Na última quarta-feira (16), o Ministério da Saúde publicou uma portaria que definiu todos os critérios do repasse.

O pagamento foi feito após um levantamento dos dados pela plataforma InvestSUS, do Fundo Nacional de Saúde (FNS) onde os gestores informaram todas as informações dos profissionais da saúde.

ENTIDADES PRIVADAS TERÃO DIREITO AO AUXÍLIO

Segundo o Ministério, entidades privadas que atendam o mínimo de 60% dos pacientes pelo SUS, também receberão o auxílio mas "receberão o complemento diretamente da gestão estadual ou municipal com o qual possuem contrato".

PAGAMENTO NO CONTRACHEQUE

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde, os fundos locais tem o prazo de até 30 dias após receberem os recursos do FNS para creditarem os valores nas contas dos estabelecimentos de saúde.

QUAL O VALOR DO PISO DA ENFERMAGEM?

PISO DA ENFERMAGEM: VALORES retroativos a MAIO serão pagos pelo Governo Federal


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS