Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Piso da Enfermagem

PISO DA ENFERMAGEM: CNM alerta para ATRASO NO PAGAMENTO DO PISO; entenda

O Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira, 23 de agosto, os repasses dos valores aos estados e municípios

Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 29/08/2023 às 22:07
Veja data para fim da negociação coletiva da rede privada sobre o piso salarial da enfermagem. - FREEPIK

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para um possível atraso do pagamento do piso salarial da enfermagem para alguns municípios.

O Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira, 23 de agosto, os repasses dos valores aos estados e municípios após verificação dos dados dos profissionais da saúde no InvestSUS.

Em publicação, a CNM alega que alguns muncípios estão pressionados e que o Ministério da Saúde não esclarece com maiores detalhes o repasse dos valores:

"A Confederação Nacional de Municípios (CNM) enfatiza que a dificuldade e a pressão sofrida pelos Municípios sobre o piso potencializam cada vez mais e a falta de esclarecimentos da Pasta pode contribuir com o atraso do repasse da Assistência Financeira Complementar da União aos profissionais de enfermagem".

Segundo a entidade, o prazo dado pela Saúde para preenchimento dos dados no InvestSUS foi curto e causou dúvidas quanto ao preenchimento por parte dos municípios:

"A CNM reforça que o desafio dos Municípios já parte no início do cadastro dos profissionais no InvestSUS, pois durante o período em que os Entes locais preenchiam os dados de enfermagem, em curto prazo, e com inúmeras dúvidas no preenchimento, não tinham diretrizes claras estabelecidas pelo Ministério da Saúde com relação ao cadastramento neste sistema".

CARTILHA DO PISO DA ENFERMAGEM

Apesar das dificuldades, a Confederação menciona a cartilha divulgada pelo Ministério da Saúde onde contém todas as informações sobre a implementação do piso da enfermagem. 

Por fim, a CNM informa que municípios estão com dificuldades de comunicação com o Ministério para mais informações sobre o repasse.

"A CNM recomenda o envio das inconsistências apontadas pelo Ministério da Saúde no InvestSUS para prestadores de serviços contratualizados fazerem as correção dos dados enviados por eles", finaliza.

Leia Também

PRAZO PARA OS MUNICÍPIOS ATUALIZAREM O INVESTSUS

Os Municípios terão de 1º até 10 de setembro para realizarem os ajustes necessários na plataforma do InvestSUS.

QUAL O VALOR DO PISO DA ENFERMAGEM?

PISO DA ENFERMAGEM: VALORES retroativos a MAIO serão pagos pelo Governo Federal

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS