O whey protein é um dos suplementos preferidos de quem pratica exercícios físicos e busca um aliado para o ganho de massa muscular.
Há muitos estudos que comprovam a eficácia do produto. O mais recente mostra a importância do whey protein para idosos.
Afinal, com o passar dos anos, acontece a perda de massa muscular, processo natural do envelhecimento.
A partir dos 30 anos, o organismo tende a perder de 3% a 8% de massa muscular por década. Assim, dos 65 anos em diante, as funções fisiológicas começam a se alterar profundamente.
IDOSO PODE TOMAR WHEY PROTEIN?
O suplemento de whey é recomendado por nutricionistas para todas as pessoas, por ser facilmente absorvido pelo organismo.
BENEFÍCIOS DO WHEY PARA OS IDOSOS
A suplementação de proteínas e de outros nutrientes torna-se essencial para prevenir a perda muscular e doenças como a sarcopenia, também conhecida como “pré-osteoporose”.
Nesse caso, o estudo realizado pela American Journal of Phisiology, Endocrinology and Metabolism indica o consumo de whey protein pela terceira idade.
Além disso, o suplemento, quando ligado a uma alimentação equilibrada, fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de infecções e outras doenças.
A pesquisa reuniu 33 participantes com mais de 70 anos, que tomaram doses diferentes dos suplementos — 10 g, 20 g e 35 g. Como resultado, quem ingeriu a quantidade maior obteve melhora nos índices de massa muscular.
Outras vantagens de se consumir whey protein por idosos:
- Aumento da ingestão de proteínas, que participam de diversas funções do organismo, incluindo a manutenção muscular e dos tecidos.
- Melhoria da saciedade e da disposição.
- Prevenção de enfermidades do sistema musculoesquelético.