Publicado em 19/09/2023 às 20:09
| Atualizado em 19/09/2023 às 20:10
PSYLLIUM - Reprodução/Freepik
O Pysillium, ou Plantago ovata, é uma planta cuja semente é usada para fins medicinais. A semente de psyllium pode promover diversos benefícios para a saúde, inclusive sendo muito utilizado como forma de suplemento dietético para emagrecer e para regular o intestino.
No entanto, além de benefícios, o psyllium pode causar alguns problemas relacionados ao seu uso indevido. Saiba para que serve o psyllium e como usufruir de suas propriedades adequadamente.
O QUE É PSYLLIUM?
O psillyum é uma fibra natural que pode ser encontrada facilmente em duas formas: em farelo, semelhante à aveia ou ao germe de trigo, e o psyllium em pó, que se refere à fibra triturada.
Entre as características do psyllium, destaca-se a sua concentração de fibras e sua capacidade de expansão quando em contato com a água, tal como a chia.
Psyllium - Reprodução/Internet
PARA QUE SERVE OS PSYLLIUM? Confira BENEFÍCIOS da fibra
O psyllium é popularizado pela sua concentração de fibras que podem ajudar com diversos problemas, veja:
Regula a atividade intestinal;
Contribui para a saúde do intestino;
Auxilia no controle da glicemia e colesterol;
Atua na redução da pressão alta;
Melhora a saúde do coração, podendo prevenir ataques cardíacos;
Aumenta a saciedade;
A ação do psyllium, no entanto, pode variar de acordo com diversos fatores, de pessoa para pessoa. A fibra deve ter o consumo deve acompanhado da ingestão de muita água, pois, em contato com a água, o psyllium pode aumentar até 20 vezes o seu tamanho, podendo causar problemas para o processo digestivo e gastrointestinal sem o auxílio da água para torna a fibra maleável.
QUAIS OS PERIGOS DO PYSILLIUM?
Assim como ocorre com outras fibras naturais, o excesso ou uso indevido do psyllium pode causar efeitos colaterais como:
- Problemas gastrointestinal: constipação, gases e até mesmo obstrução intestinal; - Alergia; - Interação com medicamentos, não sendo recomendado para pessoas que fazem uso de remédios, especialmente para diabetes e hipertensão.
COMO CONSUMIR O PSYLLIUM?
O psyllium pode ser usado para complementar lanches e sobremesas, assim como a aveia ou chia, destacando a importância de manter a hidratação alta. Por isso, o consumo de psyllium deve ser feito com cautela, sendo mais seguro ter a orientação de um profissional nutricionista.