Uma das principais formas de reconhecer doenças como a Gota é a identificação dos principais sintomas de ácido úrico na pele e nas articulações.
CAUSA DO ÁCIDO ÚRICO ALTO NO SANGUE:
O ácido úrico alto, também conhecido como hiperuricemia, pode ser causado por diversas razões, mas principalmente pelo alto consumo de alimentos ricos em purina.
Quando o corpo metaboliza as purinas, o ácido úrico é produzido como um subproduto. Tais compostos são encontrados em comidas como carne vermelha, frutos do mar, cerveja e outras bebidas alcoólicas.
ÁCIDO ÚRICO ALTO: SINTOMAS NA PELE
Com a concentração de ácido úrico alto no sangue, ocorre a formação de depósitos de cristais nos tecidos, principalmente nas articulações.
Essa condição resulta em inflamação, desencadeando dor e inchaço, afetando principalmente as articulações do dedão, tornozelos e joelhos.
Embora qualquer articulação possa ser afetada, as dos membros inferiores são as mais comuns, com destaque para a do hálux (dedão), que é frequentemente é a primeira.
Além da dor, a articulação afetada costuma apresentar sintomas de ácido úrico na pele inflamada, como calor, rubor (vermelhidão) e inchaço.
Outra manifestação possível é a formação de cálculos, que resultam na deposição de cristais de ácido úrico sob a pele, criando protuberâncias mais comuns em:
- Dedos;
- Cotovelos;
- Joelhos;
- Pés;
- Orelhas (tofos).
A consulta a um profissional de saúde é fundamental para avaliar os sintomas de ácido úrico alto na pele e determinar a melhor forma de tratamento.
Remédio diurético causa algum mal à saúde?
REFERÊNCIA:
Gota (consequência do ácido úrico alto) – Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Acesso em 23/09/2023