O setor de saúde no Brasil passa por um período de transformação e expansão sem precedentes, devido a uma série de fatores, incluindo o aumento da demanda por serviços de saúde, o envelhecimento da população, a crescente conscientização sobre saúde e o avanço tecnológico. Esse crescimento cria oportunidades significativas para empresas e instituições de saúde em todo o país.
No cenário nacional, o setor de saúde de Pernambuco se destaca como uma referência nesse progresso. O estado é um polo de excelência em saúde, não apenas pela qualidade de seus serviços médicos e hospitalares, mas também por sua abordagem inovadora na gestão financeira e contábil.
Pernambuco tem investido em soluções tecnológicas que tornam a gestão dos negócios de saúde mais eficiente e sustentável. Essa abordagem tem sido um dos principais impulsionadores do desenvolvimento estruturado do setor.
Pernambuco como referência em saúde
A cidade do Recife, capital do estado, vem consolidando sua posição como um dos principais polos de saúde do Brasil, ocupando agora o segundo lugar nesse ranking, atrás apenas de São Paulo.
“Nosso estado tem um longo histórico na prática da medicina, na inovação, e na prestação de serviços de saúde de maneira pioneira, além de formar grandes profissionais. Atualmente, somos considerados um dos grandes polos médicos do país”, pontua o presidente do Sindhospe e vice-presidente da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Fenaess), Dr. George Trigueiro.
Dados revelados pela Secretaria Municipal de Finanças do Recife em julho de 2023 demonstram que, nos sete primeiros meses do ano, o faturamento do setor de saúde na capital pernambucana atingiu a marca de quase cinco bilhões de reais.
Além disso, de acordo com a SEFIN, houve um aumento significativo no faturamento anual do setor, equivalente a quase três bilhões de reais (R$2.785.226.032,88), quando comparado ao mesmo período de 2020.
Quanto à infraestrutura de cuidados de saúde, a capital pernambucana abriga um total de 2.718 centros de saúde, que, somados, oferecem mais de oito mil leitos hospitalares. Desses estabelecimentos, 85% fazem parte da rede privada, enquanto os restantes 15% integram a rede pública.
Perspectivas de crescimento futuro em Pernambuco
As perspectivas de crescimento para o setor de saúde em Pernambuco nos próximos anos são promissoras. A HospitalMed 2023, que acontecerá em outubro, será um catalisador para essas perspectivas. Durante o evento, serão apresentadas soluções inovadoras que melhoram a gestão financeira e contábil das empresas e instituições de saúde.
“Pernambuco não é o segundo maior Polo Médico do Brasil por acaso. Sediar eventos tão importantes e com grandes personalidades de âmbito público e privado reforçam a qualidade do trabalho feito aqui”, afirma Dr. George Trigueiro, presidente do Sindhospe (Sindicato dos Hospitais Privados de Pernambuco), que promove o 12º Congresso Norte Nordeste de Gestão em Saúde no dia 25 de outubro, dentro da HospitalMed 2023.
HospitalMed 2023
A feira será realizada no Pernambuco Centro de Convenções (Olinda), entre os dias 25 e 27 de outubro. O evento é considerado um dos mais importantes ambientes de intercâmbio de conteúdo do setor médico e hospitalar do Norte e Nordeste. Além do potente evento de negócios em saúde, que reúne mais de 400 marcas nacionais e internacionais, a HospitalMed conta com mais de 50 eventos de conteúdo, que acontecem paralelamente ao espaço de negócios.
O evento é voltado para profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, administradores hospitalares e outros, e conta com o patrocínio da Advanced Sterilization Products (ASP) e apoio da M.R Tech, Anápolis Indústria Hospitalar e Sebrae. A inscrição é gratuita para profissionais com CNPJ.
SERVIÇO
HOSPITALMED 2023
Data: 25, 26 e 27 de outubro de 2023
Horário: 14h às 20h
Local: Pernambuco Centro de Convenções
Informações e inscrições: www.hospitalmed.com.br
*Inscrição gratuita para profissionais com CNPJ
Leitores do JC têm acesso gratuito ao HospitalMed 2023 com o cupom CONVIDADOHMJC.