Existem diversas variedades de bananas (cerca de 100), mas a sua versatilidade é a mesma em qualquer uma delas. Os diversos benefícios que essa fruta traz para a saúde, inclusive, podem ser encontrados nas diferentes fases de maturação.
Dado o seu perfil nutricional, a banana é uma fruta que pode ser consumida por todos: desde os pequenos aos adultos. Abaixo, saiba as propriedades nutricionais desta fruta e como incluir na dieta, além de entender se os chás e dietas envolvendo-a funcionam de fato.
Benefícios da banana
A nutricionista Cinthia Calado reforça o papel versátil que a banana tem na dieta.
"A banana é rica em fibras e também em minerais como o potássio, o magnésio e ajuda a melhorar a qualidade do sono, tem vitaminas do complexo B, vitamina C, o que faz ela atuar na parte da imunidade, sendo uma fruta extremamente versátil onde a gente consegue fazer preparações tanto doces quanto salgadas, como bolos, panquecas. É uma fruta que além de ter diversos benefícios para nossa saúde também traz muita versatilidade no dia a dia".
O potássio, presente na banana, é uma importante fonte para a correta regulação corporal. "Pessoas que têm muitas cãibras provavelmente devem ter uma deficiência desse mineral", diz a nutricionista Stella Carvalho.
Além disso, a banana reúne outros componentes vitais que são importantes e serve até para prevenir doenças.
"A banana também é rica em triptofano, que é um aminoácido que ajuda na produção da serotonina. Ele vai favorecer na construção desse neurotransmissor, que é o hormônio da felicidade, da disposição, do humor, auxiliando bastante naqueles indivíduos que sofrem de ansiedade, depressão. Sem falar que ela também é uma fruta rica em manganês, que favorece a saúde cerebral, contribuindo para o bom funcionamento. Além disso, não que ela vá curar ou tratar, mas ajuda a prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer", continua Stella.
Chá da banana funciona?
É comum a procura por algumas dietas ditas "milagrosas". Com a banana não é diferente. A chamada "dieta da banana" e o chá da fruta tem ganhado cada vez mais adeptos.
A nutricionista Cinthia Calado, porém, alerta para os perigos da dieta baseada somente nisso. "Para que uma dieta esteja em perfeita harmonia e equilíbrio alimentar é necessário que ela seja prescrita por um nutricionista, avaliando a individualidade de cada um. O principal prejuízo não só de seguir essa dieta da banana como também diversas outras dietas é que o paciente fica com a monotonia alimentar".
"Ocorre o consumo daqueles mesmos nutrientes de determinado alimento e a falta de nutrientes de outros, por isso prezamos pelo equilíbrio e pela variedade. Estas são dietas extremamente hipocalóricas e que vão deixar o metabolismo cada vez mais lento e inflexível e, ao invés de melhorar o emagrecimento, você pode até piorar além de trazer diversas outras consequências, alteração de exame bioquímicos, etc", explica.
Já Stella Carvalho, também nutricionista, reforça que o chá de banana aliado à mudança de outros hábitos pode trazer benefícios. "A banana tem sim muitas propriedades, então o seu chá pode contribuir para a saúde das pessoas. Isto é: incluindo o chá da banana em uma alimentação saudável".
"Na maioria das vezes, as pessoas que começam a fazer o consumo desse chá sem orientação, achando que ele vai realmente fazer um milagre, começam, por exemplo, a fazer um exercício físico, a mudar a alimentação. Ou seja, associado ao consumo do chá, ela muda alguma coisa, com mudanças que às vezes nem são grandes, mas já fazem a diferença", avalia a profissional.
"A pessoa que vem de uma rotina alimentar inadequada, consumindo industrializado, fast-food, excesso de açúcar, de gordura e começa a querer mudar esse cenário, passa a tomar o chá da banana para emagrecer, mas em paralelo a isso começa a fazer uma caminhada, diminui o consumo desses alimentos, vai então apresentar esse resultado na balança. Vai perder peso, vai emagrecer porque ela também está mudando hábitos para levar isso. Não vamos atribuir esses feitos somente ao chá da banana, mas, claro, o seu consumo vai trazer benefícios associados a outros bons hábitos alimentares", revela.
Esta matéria foi escrita após consulta às nutricionistas Cinthia Calado (CRN6-29422) e Stella Carvalho (CRN6-34900).