O Brasil vive uma nova onda de calor com recordes históricos nesta semana. Segundo a empresa MetSul, mesmo cidades habituadas ao clima quente poderão ter máximas até 15ºC superiores à média para o período.
O fenômeno El Niño tem a sua contribuição para a alta de temperaturas, mas este e outros episódios de calor extremo no País nos últimos meses não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.
Nesta semana, os estados mais afetados são Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de partes de Rondônia, São Paulo e Minas Gerais.
CUIDADOS NO ALERTA VERMELHO DE CALOR
Veja a seguir dicas e cuidados para ter em ondas de calor:
Fique hidratado
Beba bastante água para evitar a desidratação. Evite bebidas com cafeína e álcool, pois podem aumentar a desidratação.
Mantenha-se fresco
Permaneça em ambientes climatizados sempre que possível. Use ventiladores ou ar condicionado para reduzir a temperatura interna.
Evite sair de casa
Limite as atividades físicas ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h.
Use roupas adequadas
Vista roupas leves e de cores claras, que refletem a luz solar. Use chapéus de abas largas para proteger o rosto e o pescoço.
Proteja-se do Sol
Use protetor solar com fator de proteção elevado para evitar queimaduras solares. Isso também ajuda a prevenir danos a longo prazo causados pelo sol.
Resfrie-se com banhos
Tome banhos frios ou use compressas úmidas para resfriar o corpo. Isso ajuda a reduzir a temperatura corporal.
Conheça os sinais de insolação
Esteja ciente dos sintomas de insolação, como tonturas, confusão, pele avermelhada e quente. Procure ajuda médica imediatamente se sentir esses sintomas.
Proteja grupos vulneráveis
Esteja atento a crianças, animais, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes. Eles são mais vulneráveis ao calor extremo.
Mantenha contato com pessoas
Fique em contato com amigos e familiares, especialmente aqueles que são mais vulneráveis. Verifique o bem-estar deles regularmente.