Experimentar ansiedade em situações desafiadoras, como questões profissionais, preocupações familiares ou momentos de avaliação, é uma resposta emocional comum. No entanto, quando essa ansiedade ultrapassa limites e se transforma em um distúrbio significativo, seus impactos podem se refletir negativamente no corpo, nas atividades diárias e nas interações sociais.
Para enfrentar esses sintomas, é possível contar com alimentos e suplementos que contribuem para aprimorar as funções cerebrais, favorecendo o controle emocional.
LEIA TAMBÉM: Técnicas para acalmar a ansiedade: veja 3 formas de controlar a ansiedade em casa
Embora livrar-se da ansiedade excessiva possa parecer desafiador, não é uma meta inalcançável. Uma alimentação equilibrada é um ponto de partida fundamental. A busca contínua pelo equilíbrio torna-se uma ferramenta valiosa e contar com o suporte profissional facilita significativamente essa jornada.
VITAMINAS PARA ANSIEDADE
Priscila Gontijo, nutricionista da Puravida, deu recomendações sobre a falta de sono - uma das consequências da ansiedade - e a relação desta com a alimentação. A nutricionista destaca alguns suplementos específicos:
Magnésio
Este mineral é considerado fundamental para o relaxamento neuromuscular, movimentos intestinais e para a descontração cardíaca. O magnésio também desempenha um papel na síntese de serotonina e melatonina, hormônios reguladores do sono.
A dosagem recomendada varia entre 250 a 500 miligramas ao dia, com preferência para formas queladas do suplemento, como bisglicinato de magnésio, taurato de magnésio e magnésio dimalato, de melhor absorção pelo organismo.
LEIA TAMBÉM: O que fazer durante uma crise de ansiedade? Veja 5 dicas
Taurina
Este aminoácido, muitas vezes associado à cafeína em bebidas energéticas, pode ser adicionado a outras composições para promover efeitos relaxantes. A taurina atua como neurotransmissor, modulando a atividade neuronal e proporcionando calma e relaxamento.
Triptofano
Essencial para a síntese de serotonina e melatonina, neurotransmissores relacionados ao conforto, bom humor e ao repouso noturno. A suplementação de triptofano pode ser benéfica para quem busca dormir mais rapidamente e por períodos prolongados, especialmente em casos de ansiedade, insônia, depressão e sintomas de tensão pré-menstrual.
Melatonina
Como último destaque, esse hormônio bioidêntico é desenvolvido para oferecer um suporte adicional ao organismo, facilitando o adormecimento e a entrada nos estágios regenerativos do sono.
Embora a melatonina seja reconhecida por sua capacidade de induzir o sono, a recomendação é começar pela alimentação, acrescentando suplementos conforme necessário e avaliando a eficácia antes de considerar doses adicionais de melatonina.