Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
ASSISTÊNCIA

Max Day ultrapassa marca de 700 cirurgias e se consolida como modelo de hospital dia em Pernambuco

Hospital, que já teve como pacientes bebê de 4 meses a idoso de 104 anos, tem capacidade de realizar até 90 cirurgias por dia

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 12/01/2024 às 15:31 | Atualizado em 14/01/2024 às 13:53
Max Day Hospital atenderá procedimentos de pequena e média complexidade. A alta médica no mesmo dia reduz riscos de infecção - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

Com menos de um ano de operação, o Max Day ultrapassa a marca de 700 cirurgias realizadas e se consolida como modelo de hospital dia, focado em procedimentos de pequena e média complexidade. Localizado no RioMar Recife, no Pina, Zona Sul do Recife, o Max Day faz parte da rede de atendimento de dez planos de saúde. Para 2024, a meta é dobrar o número de operadoras no hospital. 

MUTIRÕES EM PARCERIA COM O SUS

Outro objetivo da gestão do empreendimento para este ano é ir além da oferta de prestação de serviços privados de saúde. "Estamos trabalhando em parceria com os governos estadual e municipal (Recife) para realizar, no Max Day, mutirões de cirurgias para pacientes que estão na fila da rede pública. Queremos contribuir com a redução dessa espera para procedimentos que foram interrompidos durante a pandemia de covid-19", diz o médico Marcelo Menezes, diretor do Max Day. 

MULTIESPECIALIDADES

Em março de 2023, o hospital dia começou a funcionar no modelo soft opening. Em agosto, as portas da unidade foram abertas oficialmente. Desde então, foram realizadas cirurgias de várias especialidades médicas: ortopedia, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia, plástica e neurologia, além de outras. 

"Temos a capacidade de realizar até 90 cirurgias por dia. Atualmente, temos pico de 25 procedimentos diariamente", diz Marcelo Menezes - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

DE BEBÊ A CENTENÁRIO

"Já tivemos como pacientes bebê de 4 meses a idoso de 104 anos. Temos a capacidade de realizar até 90 cirurgias por dia. Atualmente, temos pico de 25 procedimentos diariamente", informa Marcelo. Na lista, destacam-se artroscopia do joelho, artroplastia de ombro, vasectomia, cirurgias de prótese mamária, de vesícula, de hérnia e de varizes, entre outras. No Max Day, também são realizados procedimentos estéticos, como peeling de fenol. 

PRODUTIVIDADE MÉDICA

O ortopedista Fernando Barroca é um dos médicos que operam no hospital. Ele comenta que, no Max Day, a agilidade nos processos faz aumentar a produtividade médica e, dessa maneira, beneficiar um maior número de pacientes.

"Os processos para a realização da cirurgia são rápidos no Max Day. Ganhamos com eficiência e produtividade. Seguros, os pacientes retornam para casa no mesmo dia", relata Barroca. 

O ortopedista Fernando Barroca comenta que, no Max Day, a agilidade nos processos faz aumentar a produtividade médica e, dessa maneira, beneficiar um maior número de pacientes - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

MENOR RISCO DE INFECÇÃO

Além da redução de custos para os planos de saúde por dispensar períodos maiores de internação, o hospital traz uma grande vantagem para o paciente por reduzir os riscos de infecção, além de ajudar a desafogar o trânsito nos hospitais com pequenas e médias cirurgias. "O paciente chega e sai em, no máximo, 12 horas, sem complicação ou exposição desnecessária", assegura o médico Alberto Souza Leão, diretor do Max Day. 

SEM EMERGÊNCIA

O hospital tem estrutura para funcionar 24 horas. Porém, a escolha pelo modelo de operação visa trazer mais segurança e agilidade para os pacientes pois, no local, não há internamento nem emergência.

"O paciente chega e sai em, no máximo, 12 horas, sem complicação ou exposição desnecessária", assegura Alberto Souza Leão - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

"Temos o bloco cirúrgico mais completo de Pernambuco, com potencial para trabalhar o dia todo. Mas optamos pelo conceito de desospitalização, que traz mais segurança para o paciente. Pesquisas comprovam que um hospital dia oferece muito menos riscos de infecção hospitalar do que um de 24 horas. Não perdemos em infraestrutura para nenhum hospital", complementa Alberto Souza Leão.

POLISSONOGRAFIA

Para este ano, está prevista ainda a ampliação no número de procedimentos a ser ofertados pelo Max Day. "Já estamos, inclusive, oferecendo polissonografia (exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações, como ronco, apneia e insônia) aos pacientes." 

Max Day ocupa uma área de 3 mil metros quadrados e conta com um moderno centro cirúrgico, equipado com aparelhos de última geração e alta tecnologia, composto por nove salas, incluindo salas de recuperação, além de 35 leitos e UTI - GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM

LOCALIZAÇÃO

A localização do Max Day Hospital, no RioMar, é ainda um atrativo para os profissionais de saúde. Além disso, o acesso facilitado dentro do shopping traz vantagens tanto aos responsáveis pelas cirurgias quanto para os pacientes.

O hospital ocupa uma área de 3 mil metros quadrados e conta com um moderno centro cirúrgico, equipado com aparelhos de última geração e alta tecnologia, composto por nove salas, incluindo salas de recuperação, além de 35 leitos e leito de terapia intensiva (UTI). 

Outro diferencial é a filtragem do ar. O local possui uma estrutura reforçada para assegurar a pureza do ar nos níveis de exigências atualizados após a pandemia de covid-19.

Além da troca diária, o espaço recebe esterilização, impreterivelmente, sempre ao fim dos expedientes.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS