Ao longo dos anos, o Pilates tem se destacado como uma prática eficaz para o fortalecimento do corpo e a melhoria da flexibilidade. Mais recentemente, o pilates na parede vem ganhando adeptos.
Com a constante evolução das técnicas, surge a pergunta: "Pilates na parede funciona mesmo?". Nesta matéria, responderemos esta questão com uma análise de um especialista da área.
Benefícios do pilates:
De acordo com a fisioterapeuta Paula Cristiane de Lima, o pilates promove:
- Consciência Corporal
- Concentração
- Controle do Movimento
- Harmonia do Corpo
- Equilíbrio
- Fortalecimento
Confira, a seguir, algumas perguntas frequentes sobre pilates na parede respondidas pela fisioterapeuta Paula Cristiane de Lima, que é professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), instrutora de Pilates e tem pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional.
O que é pilates na parede?
Pilates na parede é a prática dos exercícios de Pilates ou Mat Pilates utilizando a parede como apoio ou referência.
Como praticar o pilates na parede?
Os exercícios podem ser executados em pé ou deitado em um tapete, utilizando a parede como referência. Equipamentos como faixa elástica e tornozeleiras podem ser utilizados.
Exemplos incluem a ponte, realizada apoiando os pés na parede e elevando o quadril, ou a elevação de panturrilha, feita em pé com uma das mãos apoiadas na parede.
Pilates na parede funciona?
Sim, o Pilates na parede, assim como o tradicional, pode fornecer resultados positivos quando praticado corretamente.
Quais exercícios do pilates podemos fazer em casa?
Os exercícios do Mat Pilates podem ser realizados em casa se já houver conhecimento do método, respeitando o alinhamento postural, respiração e controle do movimento para evitar lesões.
Pilates na parede ajuda a tratar dor de coluna?
Exercícios físicos são eficazes para diminuir dores, e o Pilates pode auxiliar no tratamento de várias dores, incluindo dores na coluna.
Pilates na parede ajuda a definir o abdômen? Emagrece?
O Pilates estimula o corpo como um todo, favorecendo o fortalecimento de membros inferiores, superiores e abdômen, além de exercícios de mobilidade da coluna e alongamento. Associado à alimentação, pode auxiliar na perda de peso.
Existem contraindicações para esse tipo de pilates?
Há contraindicações pontuais; lesões recentes, articulares e osteoporose devem ser avaliadas e orientadas para evitar que o exercício piore o quadro clínico.
Fonte consultada: Paula Cristiane de Lima (Crefito 339312-F).