O Governo Federal disponibilizou a terceira remessa de vacinas contra a dengue e dessa vez 20 municípios pernambucanos serão contemplados. O ministério da Saúde (MS) oficializou a informação nesta quinta-feira (28).
Segundo listagem as cidades do Estado contempladas serão: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.
De acordo com o MS, o envio dos imunizantes deve ser realizado no mês de abril, mas ainda não foram definidas as datas e as quantidades.
O público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
O avanço da vacinação busca reduzir os casos no país
O principal objetivo da estratégia de ampliação das regiões que vão executar a vacinação no Brasil é reduzir os casos de hospitalizações e óbitos em decorrência das infecções causadas pela dengue, além de assegurar o acesso de maneira mais abrangente à população.
“Considerando a dinâmica logística da vacinação, os envios da terceira remessa serão informados por notas técnicas”, adianta, ainda, o comunicado desta quinta-feira (28/03).
Fiscalização no Estado
O Programa Estadual de Imunizações de Pernambuco (PEI-PE) acompanha junto ao Ministério da Saúde as definições sobre a vinda das vacinas e deverá realizar, ainda na primeira semana de abril, reuniões de alinhamento com os representantes dos municípios contemplados.
“Seguiremos no aguardo de novas notas técnicas que vão orientar o trabalho logístico para a chegada das vacinas em nosso estado. Esperamos realizar um amplo trabalho de parceria com todas as equipes dessas cidades e estamos engajados em conscientizar cada vez mais a população sobre a importância da imunização na prevenção de doenças”, destaca a superintendente do PEI-PE, Jeane Tavares Torres.