Os sucos de fruta são bebidas refrescantes e, muitas vezes, saudáveis que podem servir de acompanhamento durante as refeições ao longo do dia.
Quem lida com o diabetes deve ter atenção no consumo dos sucos, para garantir que a ingestão não aumente os níveis de açúcar no sangue. A seguir, conheça os melhores sucos para quem tem diabetes.
Quais sucos são indicados para diabéticos?
De acordo com a nutricionista Letícia Ramirez, algumas opções de sucos podem ser consumidos com moderação por quem possui diabetes, principalmente aqueles que levam adição de água e menor quantidade de fruta.
Vale relembrar também que a adição de açúcar no suco preparado para pessoas diabéticas não deve ser feita, uma vez que adiciona glicose à preparação.
LEIA TAMBÉM: Diabetes em adolescentes: quais são os sintomas e exames para diagnóstico?
1 – Suco de maçã
O suco de maçã é uma boa opção, desde que seja sem adição de açúcar e preferencialmente com a polpa da fruta. É importante consumi-lo com moderação, pois a maçã contém açúcares naturais que podem afetar os níveis de açúcar no sangue.
2 – Suco de cranberry
O suco de cranberry contém fitonutrientes que podem ajudar a prevenir infecções do trato urinário, que são comuns em pessoas com diabetes. No entanto, é importante escolher um suco de cranberry sem adição de açúcar.
3 – Suco de cenoura
O suco de cenoura é uma fonte de betacaroteno, vitamina A e fibras. Ele tem um índice glicêmico mais baixo do que muitos outros sucos de frutas, o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
4 – Suco detox de chá verde e couve
Conhecido por conter compostos antioxidantes, como as catequinas, o chá verde pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a resistência à insulina. Além disso, estudos têm mostrado que o consumo de chá verde pode estar associado a níveis mais baixos de glicose no sangue e um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
LEIA TAMBÉM: Ordem de comer os alimentos ajuda a controlar diabetes? Veja novo estudo
5 – Suco de maracujá
O maracujá é uma fruta com baixo índice glicêmico, o que significa que não causa um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue.
*Com informações de Vitat