Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Bula do Ibuprofeno

Ibuprofeno bula: saiba para que serve e quando tomar o medicamento

Sem necessidade de prescrição médica, o Ibuprofeno é usado para o alívio de dores e redução de febre

Cadastrado por

Leonam Souza

Publicado em 05/04/2024 às 13:13
Imagem ilustrativa de uma pessoa se automedicando - Pexels

O Ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) usado para aliviar dores e reduzir febre, agindo então como analgésico e antitérmico. O medicamento genérico é de uso adulto e pediátrico acima de seis meses.

O remédio de uso oral é indicado para solucionar problemas como dores musculares, dores relacionadas a gripes e resfriados, dor de dente, dor de cabeça, de garganta, nas costas e cólicas menstruais.

Produzido por diversas empresas, as principais são: Aché Laboratórios Farmacêuticos, Neo Química e Prati-Donaduzzi. O Ibuprofeno pode ser encontrado na forma de comprimidos e como como xarope, em gotas.

Sem a necessidade de prescrição médica para a compra do medicamento, aconselha-se conservar o remédio em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido contra luz e umidade.

Confira todas as informações da bula do Ibuprofeno:

Quando o Ibuprofeno é indicado?

O Ibuprofeno é um medicamento que combate inflamação, dor e febre. É usado para aliviar os sintomas de osteoartrite, artrite reumatoide, reumatismo articular e traumas musculoesqueléticos.

Também é eficaz para aliviar a dor após procedimentos cirúrgicos em diversas áreas, como odontologia, ginecologia, ortopedia, traumatologia e otorrinolaringologia.

O que saber antes de usar o Ibuprofeno?

Quem está prestes a usar o Ibuprofeno deve procurar conselho médico e informar sobre outros medicamentos que possam estar sendo usados. A combinação de remédios, pode causar interferências nas ações ações desejadas.

De acordo com a bula do remédio, além de reduzir os efeitos dos fármacos, “o uso concomitante de dois AINEs sistêmicos podem aumentar a frequência de úlceras gastrintestinais e sangramento”.

Essas reações podem acontecer na junção do Ibuprofeno com:

Além disso, a ingestão de álcool durante o uso do Ibuprofeno aumenta o risco de ulceração e sangramento gastrointestinal.

LEIA TAMBÉM: Para que serve, como usar e o que é o Cetoprofeno

Pacientes com condições específicas de saúde precisam ter cautela

Pacientes hipertensos e com insuficiência cardíaca congestiva

O uso do Ibuprofeno pode reduzir a capacidade do coração de bombear o sangue), pois pode levar à retenção de líquidos e inchaço nos membros, e podem piorar os sintomas dessas doenças;

Pacientes com doenças cardiovasculares (CV)

Quem tem doenças do tipo e tomar Ibuprofeno pode estar aumentando os riscos de causar entupimento dos vasos sanguíneos, também conhecido como “eventos tromboembólicos”.

Pacientes com histórico de inflamação, sangramento, ulceração e/ou perfuração gastrintestinal

O Ibuprofeno pode aumentar os riscos desses eventos acontecerem ou se agravarem.

Pacientes com disfunção renal

O fármaco pode causar uma redução na quantidade de sangue que chega ao rim. Esse efeito pode prejudicar o órgão, pois ele interfere no efeito antiplaquetário do ácido acetilsalicílico.

Grávidas podem tomar Ibuprofeno?

Durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação, o Ibuprofeno pode afetar a função renal da mulher, potencialmente levando à diminuição do líquido amniótico, conhecido como oligoidrâmnio, em situações graves.

Esses efeitos podem ser observados logo no começo do uso do medicamento e normalmente são reversíveis. Mulheres grávidas que necessitarem desse medicamento devem ser monitoradas de perto por um profissional especializado.

É importante que mulheres grávidas não utilizem este medicamento sem orientação médica ou de um cirurgião dentista. Em caso de suspeita de gravidez, é recomendado que se o médico seja informado imediatamente ao médico.

Quando não usar o medicamento?

Algumas pessoas não podem tomar Ibuprofeno, de acordo com a bula do remédio. Se o paciente se encaixa em algum grupo a seguir, é importante discutir alternativas de tratamento com seu médico.

Saiba quais são os grupos de pacientes que devem evitar o uso deste medicamento:

Como usar o Ibuprofeno?

Em cápsulas:

De acordo com a bula disponibilizada pela Prati Donaduzzi, o tempo de tratamento adequado deve ser decidido pelo médico. A dose recomendada é de 600 mg, sendo ingerida de 3 a 4 vezes por dia, mas isso pode variar de acordo com cada caso clínico.

Não se deve ultrapassar uma dose diária total de 3.200 mg. O medicamento não deve ser mastigado, aberto ou partido, e o tratamento precisa respeitar os horários e não ser interrompido.

Se, durante o tratamento, o paciente sentir distúrbios gastrintestinais, como queimação, náuseas, azia e vômitos, o Ibuprofeno pode ser ingerido com refeições ou leite.

Leia Também

Em gotas:

A forma do remédio em gotas 30mg/mL, mais usada por crianças, não deve ser diluída, de acordo com o site “Consulta Remédios”. Indica-se que se agite o medicamento antes de tomá-lo.

A dosagem vai depender do peso da criança, que deve tomar o Ibuprofeno em intervalos de 6 a 8 horas (de 3 a 4 vezes ao dia) e não deve exceder 7 mL por dose. As medidas são iguais para adultos.

O modo de ingestão do Ibuprofeno 50mg/mL recomendado para crianças a partir dos 6 meses de idade pode variar de 1 a 2 gotas por quilo. Já as menores de 12 anos não podem exceder a dose máxima de 40 gotas por dose e 160 gotas por dia.

Em adultos, normalmente a dose diária do Ibuprofeno também deve ser de 7mL, podendo repetir, no máximo, 4 vezes. A dose diária máxima permitida para adultos é de 640 gotas.

Já o Ibuprofeno 100mg/mL, em crianças deve ser de 1 gota/kg, de 3 a 4 vezes por dia, sem ultrapassar 20 gotas por dose.

Os adultos a posologia recomendada varia entre 20 a 80 gotas, podendo ser repetida, no máximo, 4 vezes (320 gotas) por dia.

VEJA TAMBÉM: Sabia quais remédios não podem ser tomados para aliviar os sintomas da dengue

O que fazer se esquecer de tomar o medicamento?

Esquecer de tomar aquela dose pode prejudicar a ação do Ibuprofeno e assim atrapalhar o tratamento. Se você esquecer de tomar este medicamento no horário estabelecido, tome-o assim que lembrar.

No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e siga o horário regular. Não tome duas doses para compensar a esquecida, pois isso pode afetar o tratamento.

Em caso de dúvidas, consulte o farmacêutico, médico ou cirurgião dentista.

Possíveis efeitos colaterais do Ibuprofeno

O que fazer caso aconteça uma superdose de Ibuprofeno?

Sintomas de superdose de ibuprofeno incluem dor no abdômen, náuseas, vômitos, sensação de redução de energia, além de dores de cabeça, zumbido, sedação e convulsões.

É raro mas se o paciente tomar uma dose maior do que o necessário, também pode ocorrer coma, falência dos rins e parada respiratória, especialmente em crianças pequenas.

Com informações de: Prati Donaduzzi, Anvisa e Consulta Remédios.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS