Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
CHECK-UP

Sangue fala: desvendando os segredos das deficiências nutricionais

Exames de sangues de rotina podem revelar deficiências nutricionais que podem acarretar em graves problemas de saúde em todas as idades

Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 26/06/2024 às 0:01 | Atualizado em 26/06/2024 às 9:55
O clínico geral Alberto Barros esclarece as deficiências nutricionais identificadas através dos exames de sangues realizados rotineiramente - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Um simples exame de sangue rotineiro pode revelar potenciais problemas de saúde. As deficiências nutricionais indicadas nesses testes podem ocasionar doenças como anemia e osteoporose, além de comprometer o sistema imunológico.

“A frequência dos exames de sangue para avaliar deficiências nutricionais depende de vários fatores, incluindo idade, sexo, estado de saúde geral, histórico médico e dieta”, explica Alberto Barros, clínico geral do Hospital Jayme da Fonte.

E chama atenção para a frequência desses exames: “Pessoas saudáveis têm que fazer uma vez ao ano durante um check-up de rotina. Já os grupos de risco (idosos, gestantes, vegetarianos/veganos, pessoas com condições crônicas) podem precisar de exames mais frequentes, a cada 3-6 meses, conforme orientação médica.”

O clínico geral Alberto Barros esclarece as deficiências nutricionais identificadas através do exame de sangue - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Outros grupos precisam de monitoramento mais frequente, a exemplo dos vegetarianos e veganos, para monitorar nutrientes como B12, ferro e zinco. Também estão incluídas pessoas com condições crônicas (como doenças gastrointestinais), cuja condição pode interferir na absorção de nutrientes; e atletas, para monitorar níveis de nutrientes que podem afetar o desempenho e a recuperação.

O médico lista as substâncias analisadas no teste de rotina:

Deficiências nutricionais

Alberto alerta para as consequências a longo prazo das deficiências nutricionais não tratadas:

Como prevenir

Manter uma alimentação equilibrada é uma das formas de evitar deficiências nutricionais - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Para evitar essas deficiências, é fundamental uma dieta balanceada e nutritiva. Também é importante tratar doenças que afetam a absorção de nutrientes e realizar exames de sangue periodicamente.

Outras formas de prevenção dessas deficiências são realizar atividade física regular e ter exposição ao sol regular para estimular a produção de vitamina D. “Em alguns casos, o médico pode orientar ao paciente algum tipo de suplementação”, finaliza Alberto.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS