Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
VIOLÊNCIA NO RECIFE

"Temporada de cruzeiros no Recife foi planejada", diz chefe do Recentro após assalto a turistas alemães

Casal de turistas alemães, que estava em um cruzeiro, foi assaltado e esfaqueado durante passeio no Centro do Recife

Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 12/12/2022 às 14:41 | Atualizado em 14/12/2022 às 9:11
default - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O assalto violento contra um casal de turistas alemães chamou a atenção para a insegurança no Centro do Recife.

As vítimas, dois homens de 79 e 81 anos, estavam em um cruzeiro e desceram para conhecer os bairros e fotografar alguns pontos turísticos. Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), órgão da Prefeitura do Recife, lamentou o ocorrido e disse que havia um planejamento de segurança voltado para os turistas.

"A temporada dos cruzeiros foi planejada, mas infelizmente ocorreu isso. A gente tem uma agenda compartilhada. A polícia tem o papel de garantir a segurança, mas também damos esse suporte. Temos a Guarda Municipal fazendo ronda turística nos horários de maior visitação", afirmou a gestora.

O Recentro foi criado há um ano com o objetivo de devolver vida aos bairros de São José, Santo Antônio e Bairro do Recife. Para isso, claro, a segurança pública é um tema que precisa ser tratado rotineiramente - visto que a violência também afasta as pessoas da área central da capital pernambucana principalmente nos fins de semana. 

"Criamos um comitê interdisciplinar com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, lojistas e empreendedores para acompanhar a base de dados. Um problema observado é que as pessoas não registram boletins de ocorrência. Estamos com campanha educativa para incentivar isso. Também estamos fazendo reuniões antecipadas quando há grandes eventos no Centro do Recife", disse Ana Paula.

"É óbvio que resultados não vêm de imediato. A área do centro sofre muito com vandalismo, com pessoas em situação de rua. Por isso, outras secretarias estão envolvidas, com acolhimento a essas pessoas, por exemplo. Nosso grande objetivo é fazer as pessoas voltarem ao centro. Estamos trabalhando fortemente", completou.

COMO OCORREU O ASSALTO AOS TURISTAS ALEMÃES?

Segundo testemunhas, vítimas estavam Avenida Dantas Barreto, perto da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, quando sofreram o assalto - DAY SANTOS/JC IMAGEM

O casal de turistas alemães foi assaltado e esfaqueado na última quinta-feira (8). O caso foi confirmado nesta segunda-feira (12) pela Polícia Civil, que deu início às investigações.

De acordo com as primeiras informações já coletadas pela polícia, as vítimas estavam em um cruzeiro e desceram do navio para passear. A abordagem criminosa aconteceu na Avenida Dantas Barreto, bem perto da Basílica de Nossa Senhora do Carmo. 

Ambulantes que trabalham na área contaram à polícia que as vítimas foram abordadas por dois assaltantes, que teriam anunciado o assalto em português. Os estrangeiros não entenderam e acabaram sendo atingidos com golpes de facas. Em seguida, a dupla pegou celulares e óculos das vítimas e fugiu.

Um deles teve ferimentos superficiais, foi atendido e já recebeu alta. O outro homem teve ferimentos mais graves e segue internado no Hospital Santa Joana, no Recife. A assessoria da unidade informou que não foi autorizada a passar informações sobre o estado de saúde do turista.

As investigações estão sendo conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Até agora, nenhum suspeito foi preso.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que "as forças de segurança estão trabalhando de forma integrada na identificação e prisão dos suspeitos da tentativa de latrocínio".

"As diligências iniciaram imediatamente após o fato, registrado pela Delegacia do Turista. As investigações estão sendo conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios, do DHPP. Imagens de câmeras de videomonitoramento localizadas naquele território estão auxiliando nos trabalhos", disse a SDS.

Sobre o policiamento na área, a SDS afirmou que a segurança é "realizada pelo 16º Batalhão da PMPE e o patrulhamento foi reforçado no local com a deflagração da Operação Papai Noel. A Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIAtur) também ampliou o patrulhamento a pé no bairro do Recife".

Em nota, o Consulado Geral da Alemanha no Recife afirmou que "lamenta o ocorrido", porém "não podemos informações privadas sobre o caso".

ROUBOS E FURTOS NO RECIFE

De acordo com dados da SDS, 1.449 queixas de roubos e furtos foram registradas no Recife somente no mês de outubro de 2022. No mesmo período do ano passado, foram 1.595 boletins de ocorrência. Os números referentes ao mês de novembro ainda não foram divulgados.

E relação aos latrocínios (roubo seguido de morte), 11 casos foram registrados na capital pernambucana entre janeiro e outubro deste ano. No mesmo período de 2021, foram 10 registros.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS