Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
INDULTO DE NATAL

O QUE É INDULTO DE NATAL? Bolsonaro concede indulto de Natal para policiais e militares condenados por massacre no Carandiru

Saiba o que é o indulto de Natal e que presidiários serão beneficiados pelo decreto assinado por Bolsonaro nesta sexta-feira (23)

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 23/12/2022 às 10:31 | Atualizado em 23/12/2022 às 15:01
TSE retoma julgamento contra Bolsonaro - ALAN SANTOS/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu indulto de Natal 2022 a alguns presidiários.

O decreto está na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial da União. Saiba o significado de indulto de Natal 2022 e que presidiários serão beneficiados pela medida:

O QUE É INDULTO?

Indulto é o perdão coletivo concedido pelo presidente a condenados em processo criminal.

Por meio do induto, promove-se a extinção da punibilidade dos condenados que se enquadrem em condições descritas em decreto do presidente.

INDULTO DE NATAL 2022: QUEM TEM DIREITO?

O indulto de Natal 2022 beneficia, por exemplo, militares das Forças Armadas e agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

No caso dos agentes públicos do Susp, a medida vale para aqueles que até 25 de dezembro de 2022 – seja no exercício da sua função ou em decorrência dela –, tenham sido condenados por:

Será concedido indulto de Natal 2022 aos agentes públicos dos órgãos de segurança que, no exercício de sua função ou em decorrência dela, tenham sido condenados, ainda que provisoriamente, por fato praticado há mais de 30 anos, desde que, no momento de sua prática, não tenha sido considerado crime hediondo.

No caso do indulto de Natal 2022 concedido a militares das Forças Armadas, ele poderá ser aplicado nas situações em que a prática delituosa tenha sido cometida durante operações de Garantia da Lei e da Ordem, resultando em condenação por crime na hipótese de excesso culposo, conforme descrito no Código Penal Militar.

Quem mais tem direito ao indulto de Natal 2022?

Pessoas nacionais e estrangeiras condenadas que, até 25 de dezembro de 2022, tenham sido acometidas:

QUAIS PRESOS NÃO TÊM DIREITO AO INDULTO DE NATAL?

O indulto de Natal não será aplicado em casos estabelecidos por lei, relativos a crimes de:

Também não será concedido indulto de Natal nos casos que envolvam:

Por fim, o decreto esclarece que o indulto de Natal não se estende a penas restritivas de direitos; a penas de multa; ou a pessoas beneficiadas pela suspensão condicional do processo.

Com informações da Agência Brasil 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS