A governadora Raquel Lyra comentou, nesta quinta-feira (2), o levantamento que apontou Pernambuco como o Estado brasileiro com o maior número de homicídios por 100 mil habitantes em 2022.
"Infelizmente, Pernambuco está entre os estados mais violentos do País. Um legado do descaso dos últimos anos, mas que juntos vamos enfrentar para devolver a paz às pessoas", declarou, em postagem no Twitter.
O levantamento do Monitor da Violência, do portal g1, foi divulgado, nessa quarta-feira (1º).
O estudo apontou que Pernambuco registrou 35,3 assassinatos para cada 100 mil habitantes. A Bahia apareceu em segundo lugar, com taxa de 34,2 mortes violentas. Já Alagoas ficou em terceiro (33,5).
Em números absolutos, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco somou 3.418 homicídios no ano passado. Foram 48 mortes violentas a mais do que em 2021.
O cálculo do g1 sobre o índice de mortes violentas por 100 mil habitantes foi feito com base na estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população de Pernambuco, que, em 2021, era de 9.674.793 pessoas.
ADOLESCENTES E JOVENS SÃO PRINCIPAL ALVO DA VIOLÊNCIA
Do total de mortes violentas em Pernambuco no ano passado, 50% das vítimas eram jovens (18 a 30 anos) e mais 5% adolescentes (13 a 17 anos). Além disso, 70% de todos os assassinatos tiveram como motivação as atividades criminais - principalmente o tráfico de drogas.
A SDS está realizando um mapeamento dos municípios onde mais jovens são assassinados e identificando as motivações. A promessa é de criar uma rede de proteção, com ações integradas entre as secretarias estaduais, para tentar tirar essa faixa etária da vulnerabilidade e, assim, reduzir os homicídios.
O governo estadual deve lançar, em breve, o programa Todos pela Segurança, em substituição ao Pacto pela Vida.
A meta de redução anual de 12% na taxa de homicídios em Pernambuco está sendo revista pela gestão Raquel Lyra. A tendência é de que o indicador seja menos ousado, visto que, em 16 anos do Pacto pela Vida, os resultados positivos foram alcançados apenas três vezes.
NÚMEROS NACIONAIS
No Brasil, 40.804 homicídios foram somados em 2022. Houve queda de 0,9% em relação a 2021, quando 41.069 pessoas foram mortas.
Apesar da pequena redução, o País atingiu o menor número de mortes violentas da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.
Mesmo com a queda nacional, 14 Estados brasileiros tiveram alta de mortes - incluindo Pernambuco.