A violência continua fazendo vítimas no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Uma chacina foi registrada na madrugada desta sexta-feira (28).
De acordo com as primeiras informações, três homens e uma mulher foram mortos a tiros em uma casa de taipa localizada no Engenho Tapugi de Baixo. Os criminosos fugiram em seguida.
Vizinhos contaram que no começo da madrugada ouviram muitos tiros.
As vítimas foram identificadas como Márcio Silvino dos Santos, de 35 anos, Alexandro Luiz da Silva, 31, Robson Manoel Moraes, 28, e Larissa Silva Vanderlei, 22.
Uma informação que chegou à polícia foi de que uma quinta pessoa, que também seria alvo dos assassinos, teria conseguindo fugir de moto do local.
A principal linha de investigação da polícia é de o crime tenha sido motivado pela disputa pelo tráfico de drogas no município de Moreno, que fica vizinho ao Cabo de Santo Agostinho.
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que "as equipes estão neste momento em diligências no local" e que "mais informações serão repassadas em breve".
Até agora, nenhum suspeito foi preso.
De 1º de janeiro a 31 de março de 2023, a polícia já somou 27 homicídios no Cabo de Santo Agostinho.
Desse total, 24 vítimas eram do sexo masculino e três do sexo feminino.
Já no mesmo período de 2022, a polícia registrou 56 homicídios no município.
Do total, 54 eram do sexo masculino, um do sexo feminino e um não informado.
Nos últimos anos, os homicídios no Cabo de Santo Agostinho cresceram e chamaram a atenção pela a guerra pelo domínio do tráfico de drogas no município.
O Cabo apareceu em 2º lugar no ranking das cidades brasileiras com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes no ano de 2000. O resultado foi divulgado no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021.
Em janeiro de 2022, 30 pessoas foram assassinadas no Cabo. Foi o mês mais violento do município desde o início de 2004, quando os números começaram a ser somados pela SDS.
Até então, o mês com mais assassinatos no Cabo havia sido em fevereiro de 2008, quando 24 pessoas foram mortas.
Nos dois últimos anos, operações de repressão qualificada foram intensificadas para combater os grupos criminosos especializados no tráfico de drogas. Apesar disso, o número de mortes violentas permanece alto.
Essa é a segunda chacina registrada em Pernambuco no ano de 2023. A primeira aconteceu no município de São João, no Agreste em 26 de janeiro. Na ocasião, cinco pessoas foram mortas (incluindo um bebê) e cinco ficaram feridas.
A polícia descobriu que a ordem para o crime foi dada de dentro de um presídio do Estado.
Seis homens envolvidos na chacina se tornaram réus e respondem por cinco homicídios qualificados consumados (dos quais, quatro por motivo torpe e utilizando de meio que impossibilita a defesa à vítima; e um por motivo torpe, uso de meio que impossibilita a defesa à vítima e contra menor de 14 anos) e mais cinco homicídios qualificados tentados.