Investimentos fáceis e "sem nenhum risco", ganhos rápidos em um curto período e altos lucros. Essas são algumas das promessas atrativas que têm feito diversos brasileiros caírem em grandes prejuízos financeiros.
De acordo com a mais recente pesquisa “Fraudes em Investimentos no Brasil”, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, 14% dos internautas brasileiros disseram já ter perdido dinheiro em esquemas fraudulentos.
É comum que muitas expectativas surjam em relação aos ganhos com os investimentos, levando em consideração que tem sido muito difundida a crença de que pessoas enriquecem rápido no mercado financeiro.
“Uma das principais dicas é fugir dessas promessas de retorno muito alto em curto prazo”, pontua Felipe Tavares, especialista em investimentos na Dapes Investimentos.
Para evitar cair em golpes no mercado financeiro, é preciso ter atenção e seguir alguns cuidados.
“A principal característica dessas fraudes é a rentabilidade muito acima do mercado. Levando em consideração que a taxa de juros no Brasil rende 13,75% ao ano, normalmente essas pirâmides e fraudes financeiras oferecem retorno de 10% até 15% ao mês ou de 100% imediatamente, que são retornos totalmente fora do comum”, enfatiza Felipe.
Ainda que a criatividade de golpistas no mercado financeiro seja praticamente infinita, Felipe Tavares pontua os principais tipos de golpes aplicados.
“Tem ocorrido muito o golpe do pix, através de um perfil hackeado no Instagram, prometendo ganhos duplicados ao valor pago. Há também as pirâmides financeiras, que a cada novo integrante na estrutura, mais pessoas são recrutadas. Esses novos participantes devem fazer um pagamento ou comprar um produto, com a promessa de receber de volta o dinheiro investido no futuro".
Ao explorar as melhores estratégias para render o patrimônio, a recomendação é buscar empresas que já tenham um histórico no mercado, se ela existe e se está registrada.
"Busque mais informações em plataformas como 'Reclame Aqui'", comenta Felipe.
Caso a pessoa receba – ou encontre na internet – ofertas que prometem multiplicar o dinheiro em pouco tempo, é melhor ter cautela.
“O ponto principal que todo investidor tem que ter é preservação do seu capital, depois pensamos no rendimento, de fazer o dinheiro multiplicar”, pontua Felipe.