Diante da cobrança pela efetividade do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social Juntos pela Segurança, o governo de Pernambuco decidiu antecipar a publicação do edital do concurso público para a Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado. O edital já está no Diário Oficial deste sábado (11/11). São 3.360 vagas no total.
As maiores vagas são para praças da Polícia Militar, com 2,4 mil vagas, e dos Bombeiros, com outras 600 vagas. Entre as vagas de oficiais militares, são 300 vagas para oficial da PM e 60 para oficial do Corpo de Bombeiros Militar.
VEJA QUANDO COMEÇAM AS INSCRIÇÕES
As inscrições para o concurso da PM e Bombeiro Militar começam nesta segunda-feira (13) e seguem até o dia 13 de dezembro de 2023. As provas serão realizadas no dia 21 de janeiro de 2024 para os cargos do Corpo de Bombeiros Militar, e no dia 28 de janeiro de 2024 para os cargos da Polícia Militar de Pernambuco.
A empresa organizadora do concurso será o Instituto AOCP (https://www.institutoaocp.org.br/).
Segundo o Estado, contabilizando os concursos da Polícia Militar, Bombeiros com os da Polícia Civil e Polícia Científica, a administração estadual está abrindo 4.019 novas vagas nas forças de segurança do Estado.
CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA
CONFIRA EM QUAIS CIDADES SERÃO REALIZADAS AS PROVAS
As provas do concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros serão realizadas de forma regionalizada nas cidades de Recife, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. No município sertanejo, as provas serão apenas para os cargos de Praça da Polícia Militar e Bombeiro.
-
Concurso PMPE: Raquel Lyra anuncia data de publicação do edital e empresa organizadora das provas -
Concurso da PM: Raquel Lyra anuncia previsão de data e contratação de empresas responsáveis pelas provas -
Edital do concurso da PMPA é publicado; veja vagas, salário e como se inscrever para Polícia Militar do Pará
A governadora Raquel Lyra destacou que o concurso é mais um avanço do futuro plano de segurança pública e que o Estado planeja investir R$ 1 bilhão no setor até o fim de 2026. "A realização dos concursos para a PM e Bombeiros, que acontece no âmbito do Juntos pela Segurança, é mais um passo no sentido de cuidar e ampliar a segurança pública no Estado. Tenho certeza que as forças de segurança estaduais ganharão novos servidores comprometidos em zelar pelo bem-estar da população. E não vamos parar aqui, pois estimamos um investimento de R$ 1 bilhão no setor de segurança até o fim de 2026", afirmou.
NOVAS VAGAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA
Além das 3.360 vagas para a PM e Bombeiros, a gestão estadual anunciou, no último dia 6 de novembro, a realização de concurso público para o preenchimento de 214 vagas para a Polícia Científica.
Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. Por sua vez, o concurso da Polícia Civil, cujo edital deverá ser publicado no dia 15 de dezembro e com previsão de provas em fevereiro de 2024, terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados.