O Governo de Pernambuco celebrou o clima de tranquilidade durante os três dias de shows no réveillon do Recife. De acordo com a gestão estadual, a festa contou com forte esquema de segurança, que garantiu a tranquilidade e a paz para cerca de 1 milhão de pernambucanos e visitantes.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), não houve registro de Mortes Violentas Intencionais nem de arrastões nos polose foi pequeno o número de ocorrências registradas durante os três dias de evento.
A Operação Réveillon 2024, da Secretaria de Defesa Social (SDS), foi articulada por meio de diversas reuniões com a Prefeitura do Recife (PCR) e contou com um aumento de cotas do Programa de Jornada Extra (PJES) para suprir a demanda operacional necessária planejada para os três dias de festa. A ação contou ainda com monitoramento em tempo real de tecnologia, incluindo drones e helicópteros,.
BALANÇO
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) não registrou ocorrências graves, apenas de prevenção e intervenções, como orientações aos banhistas.
A Defesa Civil não registrou nenhum tipo de ocorrência relacionada à sua atuação durante os dias de festa. A Polícia Civil contabilizou 56 Boletins de Ocorrências e 02 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), registrados nas unidades da PC e Delegacia Móvel.
Durante os três dias de celebração, a Polícia Militar realizou mais de 2.800 abordagens, só no polo Recife. A PM conseguiu recuperar um veículo e um celular roubados e apreender 329g de cocaína, entre outros resultados.
Recife
De acordo com a Prefeitura do Recife, a virada de ano na capital contou com o monitoramento do Centro de Operações do Recife (COP) integral em todos os polos. Isso significa que todos os órgãos, entre eles CTTU, Emlurb, SAMU, Guarda Municipal, Controle Urbano, entre outros, trabalharam de forma integrada nas ações.
"A gente montou uma estrutura do COP aqui dentro do evento, no Polo Pina, para monitorar de perto todas as ações dos órgãos envolvidos e solucionar, de forma rápida e eficaz, todos os entraves naturais de um evento de grande porte como esse. Não registramos nenhuma ocorrência mais relevante e tudo ocorreu dentro do padrão aceitável. Vamos levar a experiência desenvolvida aqui para todos os próximos grandes eventos na cidade, como o Carnaval, que já está em planejamento”, afirmou Anderson Soares, secretário-executivo do COP.
"A gente viu que os três dias foram concluídos com muito sucesso, muita gente, muita organização. Uma festa pacífica, isso vale muito", afirmou o prefeito João Campos