O líder e duas integrantes de uma associação criminosa especializada em furto de celulares foram presos nesta segunda-feira (12) no Pina, na Zona Sul do Recife. Junto ao grupo, foram encontrados 25 celulares furtados.
Os aparelhos estavam com duas mulheres, de 27 e 28 anos, detidas durante a madrugada após a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) receber uma denúncia da segurança de uma casa de shows privada. Do total de celulares que estavam com elas, 18 eram iPhones.
Já a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de latrocínio contra um homem de 39 anos que seria o chefe da quadrilha. Após a realização dos procedimentos cabíveis, o autor ficou à disposição da Justiça.
O trio teria vindo de Manaus (AM) para cometer crimes em festas privadas de Carnaval no Recife e em Olinda.
Segundo a Polícia Militar, as envolvidas e o material apreendido foram apresentados na Central de Plantões da Capital (Ceplanc) para adoção das medidas cabíveis.
A PM conseguiu constatar que os celulares haviam sido furtados através do programa Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS). Até agora, uma das vítimas compareceu à Ceplanc e identificou seu aparelho.
-
Criminoso fantasiado de papangu mata homem a tiros em loja próxima ao Carnaval de Olinda -
Por que é importante ativar a nova proteção de dispositivo roubado da Apple -
Senado analisa projeto que detalha critérios para prisão preventiva -
RECONHECIMENTO FACIAL: polícia prende primeira pessoa por reconhecimento facial em Pernambuco
CADASTRE-SE NO ALERTA CELULAR
Para realizar o cadastro, é preciso acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), ir à ferramenta Alerta Celular, disponibilizada no lado direito da página.
O usuário precisa informar o IMEI. Esse número se obtém, além da consulta à nota fiscal e caixa do aparelho, usando o teclado do próprio celular. Basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).
Além do cadastro do aparelho, no Alerta Celular, é imprescindível, em caso de furto ou roubo, o registro imediato do crime por meio de boletim de ocorrência, para facilitar a localização do celular previamente cadastrado no sistema.
O aparelho ficará com um alerta no banco de dados, como "aparelho roubado ou furtado", ajudando assim a sua localização e devolução ao seu real proprietário.
Informações como endereço e telefone para contato são imprescindíveis para a devolução do produto.
Quem precisar tirar dúvidas na hora do cadastro pode entrar em contato com o SAC Alerta Celular. O canal funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, via Whatsapp (81) 9.8494.3219.
Importante destacar que o Alerta Celular não é um sistema de rastreamento. Ele serve para ajudar as Polícias Civil e Militar nas investigações e abordagens, recuperando os aparelhos cadastrados.