INSEGURANÇA

Assaltos a ônibus voltam a crescer no Grande Recife em maio

Aumento ocorreu sobretudo na capital pernambucana, que registrou maior quantidade de abordagens criminosas desde novembro de 2023. Em um dos casos, um estudante foi morto a facadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 10/06/2024 às 10:22
Notícia

A insegurança no transporte coletivo - tão denunciada por passageiros e motoristas - pode ser traduzida nos números. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o mês de maio voltou a registrar aumento dos assaltos aos ônibus que circulam no Grande Recife.

Ao todo, 45 abordagens criminosas foram registradas - inclusive ao menos duas delas resultaram em mortes. O aumento foi de 12,5% em relação ao mesmo período período do ano passado, quando 40 ocorrências foram contabilizadas pela polícia. 

O que chamou mais atenção foram os registros na capital pernambucana. Somente em maio, 30 queixas foram somadas (75% do total no Estado). No mesmo período de 2023, foram 21. Além disso, o resultado foi o pior desde novembro, quando 44 ocorrências foram registradas.

Dois crimes chocaram a sociedade pela extrema violência com que os criminosos agiram no transporte público. Na noite de 1º de maio, o estudante Gean Carlos Lopes Júnior, de 20 anos, foi esfaqueado após reagir a um assalto a um ônibus BRT da linha 2450 - Camaragibe/Conde da Boa Vista, no cruzamento das avenidas Guararapes e Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. 

A Polícia Civil diz que um suspeito foi identificado e preso, mas ainda faltam mais dois. Detalhes, até agora, não foram informados pelos investigadores.

Acervo pessoal
Gean Carlos Lopes Júnior estudava na Universidade Federal Rural de Pernambuco e trabalhava como operador de caixa - Acervo pessoal

Gean Carlos era estudante do quarto período de ciências do consumo na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além de militante da União da Juventude Socialista e colaborador do Circuito Universitário de Cultura e Arte de Pernambuco (CUCA-PE). Também trabalhava como operador de caixa em uma casa de show para conseguir viver no Recife.

Já na noite de 9 de maio, seis assaltantes entraram em um ônibus BRT da linha TI Camaragibe/Conde da Boa Vista, na Avenida Guararapes, área central do Recife, e anunciaram um assalto. Na altura da Avenida Caxangá, um passageiro reagiu e esfaqueou um suspeito até a morte. 

Segundo a Polícia Militar, outro suspeito tentou fugir, se acidentou e sofreu traumatismo craniano. Os depois criminosos foram pegos por populares e espancados. Depois foram presos.

Além dos 30 assaltos registrados no Recife em maio, a polícia somou mais seis em Jaboatão dos Guararapes, cinco em Paulista, dois em Olinda, um no Cabo de Santo Agostinho e um em Ipojuca.

ACUMULADO DO ANO

No acumulado do ano, de janeiro a maio, 190 assaltos a ônibus foram registrados no Grande Recife. Importante destacar que, ao longo de 2023, 595 ocorrências foram somadas. Aumento de 32,8% em relação a 2022. 

OPERAÇÃO NO TRANSPORTE PÚBLICO

Em meio ao aumento da violência nos coletivos, a Polícia Militar mantém a Operação Transporte Seguro, que, a partir de dados estatísticos, monta pontos de bloqueio nas áreas mais sensíveis de todos os corredores da Região Metropolitana.

Segundo a PM, a operação acontece todos os dias, com o efetivo dos 12 batalhões da região e apoio de unidades especializadas. Além disso, por meio de convênio com o Grande Recife Consórcio, equipes a pé patrulham as estações de BRT.

Tags

Autor