O sentimento da população pernambucana sobre o aumento da violência, sobretudo dos assaltos, pode ser traduzido em números divulgados oficialmente pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Pelo segundo mês consecutivo, as queixas de roubos cresceram no Estado e na capital.
No último mês de julho, Pernambuco somou 3.573 crimes violentos contra o patrimônio (roubos). O aumento foi de 10,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 3.221 queixas foram registradas pelas vítimas.
No Recife, a variação foi ainda maior. Ao todo, 1.624 boletins de ocorrência de roubo foram somados em julho. Crescimento de 29,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando 1.253 queixas foram contabilizadas.
O aumento dos casos, pelo segundo mês consecutivo, acendeu o alerta do governo estadual.
Em junho, os registros já demonstravam a tendência de aumento dos crimes violentos contra o patrimônio. Em Pernambuco, 3.553 casos foram somados. Foram 119 registros a mais do que em junho de 2023.
Na capital, 1.496 queixas de roubos foram registradas pela polícia em junho deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 1.300.
Um exemplo da ousadia dos criminosos foi a abordagem sofrida por uma enfermeira de 45 anos na Avenida Boa Viagem, próximo ao Castelinho, na Zona Sul do Recife, na tarde de 26 de junho.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que a vítima saiu do veículo estacionado e se dirigiu para a porta traseira para retirar o neto, de 3 anos, que estava na cadeira de bebê. Ela percebeu a aproximação de um homem suspeito e tentou voltar ao carro, mas não deu tempo.
Mesmo à luz do dia, e com intensa movimentação na orla, uma dupla de assaltantes armados fez a abordagem e levou o carro dela. Ao menos, os criminosos deixaram ela retirar o neto do veículo.
POLÍCIA MILITAR PROMETE OPERAÇÃO
Diante do aumento das ocorrências, a Polícia Militar de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (7), o início da Operação Impacto, com o objetivo de diminuir a criminalidade nas zonas Norte e Sul do Recife.
Policiais militares que estavam atuando em setores administrativos serão deslocados para as ruas. Outros, que estiverem de folga, serão convocados a participarem de plantões extras, com pagamentos de diárias. Cerca de 270 vão atuar em bairros da Zona Norte e 200 na Zona Sul.
A promessa é de que a Avenida Boa Viagem e parques como o da Jaqueira e da Tamarineira, ambos na Zona Norte, vão contar com a presença de policiais a partir das primeiras horas da manhã.
"A gente identificou, através das ocorrências registradas pela população, locais onde há maior aquecimento desse tipo de crime contra o patrimônio. Então haverá esse reforço para que a população perceba a presença da polícia. Grupos de corrida que reclamam de roubos no início do manhã vão ver mais policiamento. Quem está nas paradas de ônibus, esperando para ir ao trabalho, também vão ver mais policiais", declarou o diretor de Planejamento Operacional da PM, coronel João Barros.
QUEIXAS DE ROUBO PODEM SER REGISTRADAS PELA INTERNET
É importante reforçar que as vítimas de roubos devem registrar boletim de ocorrência, porque evita que os casos sejam subnotificados, dando a impressão de que os crimes estão caindo no Estado.
As queixas podem ser registradas em qualquer delegacia ou pela internet. Basta acessar o link servicos.sds.pe.gov.br/delegacia, preencher os dados solicitados, selecionar o tipo de denúncia e relatar o fato. Após a realização do registro, a vítima deve aguardar a validação da queixa, para que se transforme em um boletim de ocorrência.
Após a validação, o boletim virtual será encaminhado para a delegacia responsável.