No dia mundial do chocolate, muito o que se comemorar, mas da maneira certa

.Leia a coluna social desta sexta do seu Jornal do Commercio
Mirella Martins
Publicado em 07/07/2023 às 0:00
A governadora Raquel Lyra na abertura da 23ª edição da Fenearte, nesta quarta-feira, sob sua admininistração Foto: HESÍODO GOES/DIVULGAÇÃO


O chocolate é um dos alimentos mais populares do mundo, tanto que tem uma data específica só para ele, hoje. O que muitos não sabem é que o seu consumo está relacionado a diversos benefícios para a saúde mental das pessoas, envolvendo, inclusive, a redução dos sintomas da depressão e da ansiedade.

Porém, a psicóloga e professora do Instituto de Educação Médica, Eniana Pacheco, afirma que os benefícios só estão relacionados aos chocolates amargos e meio amargos (acima de 40% de cacau na composição ou mais) consumidos com moderação e não devem passar de 25 gramas por dia. “Essa proporção se limita a três ou quatro quadradinhos de chocolate”, pontua.

HESÍODO GOES/DIVULGAÇÃO - Seguem as fotos da governadora Raquel Lyra na abertura da 23ª edição da Fenearte, nesta quarta-feira (5).

Menos depressão

Segundo estudo publicado na revista Depression & Anxiety, as pessoas que consumiram chocolate amargo durante dois períodos de 24 horas tiveram 70% menos probabilidade de relatar sintomas de depressão do que os que não comeram chocolate. A psicóloga explica que o efeito positivo se dá porque o cacau é rico em triptofano.

“É um aminoácido que ajuda o sistema nervoso central a equalizar a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, do sono, da libido, da ansiedade, apetite e até da temperatura corporal. Pessoas acometidas por depressão tem uma desregulação nesses neurotransmissores.

Gleyson Ramos/DIVULGAÇÃO - Lauro Andrade, Carol Soter e Celso Ribeiro

Coração

A professora do curso de nutrição e gastronomia da Wyden, Geórgia Galvão, também pontuou que o chocolate amargo pode ser benéfico para a saúde do coração. “Estudos mostram que o consumo moderado do chocolate amargo contribui para a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças do coração. Além de ser rica fonte de magnésio, ferro e zinco, e de antioxidantes, conhecidos por ajudar proteger o nosso organismo contra danos celulares”, disse.

Cristiana Dias - Presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e o secretário de Turismo de Pernambuco, na abertura, ontem, da 23ª Fenearte. Cred. da foto: Cristiana Dias

APL

Angelo Castelo Branco e Fábio Lucas tomam posse na APL, dia 18, às 19h.

Vitalino

Discípulo de Vitalino, Mestre Luiz Antônio, 87 anos, é um dos 15 artesãos retratados pelos jornalistas Catarina Lucrécia, Daniela Nader e Márcio Markman no livro "Feira de sonhos: artesanato pernambucano – volume 2", a ser lançado pela Cepe Editora na Fenearte. Hoje, às 18h.

DW 1

Além do estande na Fenearte, onde apresenta o projeto do festival para 2024, a DW! faz ativação dentro do histórico Edifício Pernambuco. O quinto andar, gentilmente cedido pela Carnaval Filmes, será ocupado pela exposição "Plural: Mãos e Almas - O encontro do artesanato, da arte, do design e da indústria brasileira em Pernambuco". Na quarta, será a abertura para convidados.

DW 2

Também haverá arte urbana na fachada do edifício e o trabalho em progresso de artistas (work in progress), que interpretam três exemplares da poltrona Manta Negra, de Sérgio J. Matos. As novas versões da peça serão trabalhadas de forma autoral com técnicas e materiais que representam esse encontro de mundos, a inovação e a circularidade entre o artesanato e o design.

TAGS
jornal do commercio social1 Coluna Social
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory