Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

FERIADÃO

Conheça os destinos mais procurados para o feriadão em Pernambuco; Tamandaré lidera o ranking

Do Litoral ao Agreste, o feriado impulsiona o turismo em Pernambuco mesmo em meio à pandemia da covid-19

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 30/10/2020 às 16:21 | Atualizado em 31/10/2020 às 14:08
Alexandre Gondim
Tamandaré, município onde fica a famosa praia de Carneiros, tem expectativa de 94% de ocupação de hospedagem no feriadão do dia 2 de novembro. - FOTO: Alexandre Gondim

Hotéis e pousadas do litoral, do Agreste e do Sertão de Pernambuco estarão cheios durante os próximos dias, graças ao feriadão. Na próxima segunda-feira (2), o Dia de Finados estica o fim de semana, aumentando a expectativa de hospedagem no Estado, apesar da pandemia do coronavírus. Segundo um levantamento feito pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Tamandaré é o destino mais procurado do feriado, com expectativa de ocupação hoteleira de 94%. 

>> De Itamaracá a São José da Coroa Grande, turismo náutico cresce em Pernambuco. Confira opções de passeios e aluguel de barcos para o feriadão 

>> Veja o que abre e o que fecha em Pernambuco no Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2)

>> Dia de Finados na pandemia altera regras para visitação em cemitérios de Pernambuco; veja orientações

O levantamento da Empetur apontou os cinco destinos mais procurados para o feriadão do dia 2 de novembro. Depois da praia de Tamandaré, está um destino do Agreste: Bonito. Local perfeito para os que curtem ecoturismo e o clima mais ameno do campo, o município tem média de ocupação estimada em 91%. A alta procura pode ser explicada pelas experiências únicas oferecidas ao turista, como o balonismo e o passeio de teleférico, por exemplo.

FRANCISCO ANDRADE/DIVULGAÇÃO
O ecoturismo em Bonito também atrai os visitantes no feriadão. - FRANCISCO ANDRADE/DIVULGAÇÃO

O terceiro destino do ranking de mais procurados de Pernambuco para este fim de outubro e começo de novembro é do Litoral Norte. A Ilha de Itamaracá deve ficar com ocupação em torno dos 88%. Por lá, os turistas sempre têm como opção, além de curtir a praia, os esportes náuticos e passeios recheados de história.

Itamaracá também é ponto de partida para outros locais. De barco ou de catamarã, dá para chegar ao Pontal de Maria Farinha, em Paulista, e à ilhota da Coroa do Avião, em Igarassu. Neste miolinho de sol e mar, encontra-se ainda um dos novos equipamentos da região, o beach club Catamaran Praia, com restaurante e estrutura para day use.

FRANCISCO ANDRADE/DIVULGAÇÃO
Itamaracá tem passeios cheios de história e é ponto de partida para outros locais. - FRANCISCO ANDRADE/DIVULGAÇÃO

Completando os destinos mais buscados no fim de semana está Ipojuca, onde ficam as praias de Porto de Galinhas e de Maracaípe. O município deve ter a média de hospedagem em torno de 81% nos próximos dias. Gravatá, também no Agreste, fecha o ranking, com média estimada em 65%. 

“Os feriadões têm funcionado como propulsores da retomada do turismo de Pernambuco. São períodos importantes, que levam os pernambucanos a viajar pelo Estado e também trazem visitantes de outras regiões para cá, graças à recomposição da nossa malha aérea. Ficamos felizes com esses números positivos, e mais ainda porque esse retorno dos turistas tem se dado não só nos destinos de praia, mas também no Agreste e Sertão. E tudo com muita segurança, seguindo protocolos sanitários”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Protocolos de higiene e distanciamento social 

Curtir o feriado fora de casa, na praia ou no campo é possível, mesmo durante a pandemia, desde que sejam cumpridos os protocolos de higiene e distanciamento social, previstos no Plano de Convivência com a Covid-19, do Governo do Estado. Todos os equipamentos e serviços de turismo de Pernambuco devem respeitar os 12 protocolos sanitários desenvolvidos pela Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur, com respaldo da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária.

A dica é dar preferência aos estabelecimentos e profissionais com o selo Turismo Seguro, que atesta que a empresa apresenta todas as licenças exigidas e segue o protocolo do seu segmento. Para mais informações sobre destinos pernambucanos, protocolos e o selo Turismo Seguro, acesse o www.borapernambucar.com.br.

Comentários

Últimas notícias