CORES E SABORES

Praia dos Carneiros: construções históricas como o Forte Santo Inácio de Loyola

A cidade de Tamandaré é repleta de construções históricas que guardam a memória de Pernambuco.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 28/07/2021 às 7:30 | Atualizado em 12/08/2021 às 13:58
Notícia
X

Você sabia que Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, possui construções históricas, como o Forte Santo Inácio de Loyola? Você conhece ou já ouviu falar no marco zero da cidade? Estas curiosidades estão no programa Cores e Sabores de Tamandaré, exibido na TV Jornal.

Construções históricas

O Forte de Santo Inácio de Loyola, também conhecido como Fortaleza da Barra Grande e Forte de Tamandaré, é uma construção do século 17. Em 2017, ele passou por um processo de requalificação, recebeu investimentos de R$ 9,7 milhões e foi transformado em museu. No local também é possível admirar o Farol de Tamandaré, construído em 1902.

A historiadora Maria do Carmo Ferrão, natural de Tamandaré, explica a importância da fortificação. "Em 1817, na Revolução Pernambucana, houve um grande conflito no interior dele. Em 1824, durante a Confederação do Equador, também houve dentro do forte uma grande batalha, cerca de 200 republicanos foram mortos. Já em 1859, o imperador Dom Pedro II esteve aqui no dia 13 de dezembro para levar os restos mortais do Almirante de Tamandaré", detalhou. 

Confira o vídeo da reportagem

Mais destinos e experiências em Tamandaré e Carneiros:

Tags

Autor