CURIOSIDADE

Descubra da onde vem o nome da ''Vovózona'', a sucuri gigante que assustou repórter durante rafting em Bonito

A cobra de 6 metros recebeu o apelido curioso devido a uma particularidade que assusta bastante de perto

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 09/01/2022 às 7:57 | Atualizado em 24/01/2022 às 13:59
Notícia
X

Que as muitas belezas naturais de Bonito, no Mato Grosso do Sul, não fiquem com ciúmes, mas quem está atraindo todas as atenções em um dos principais destinos turísticos do Brasil é mesmo a Vovózona! Sim, ela mesma, a sucuri gigante de cerca de 6 metros que há mais de 10 anos vive no Rio Formoso e ficou famosa após aparecer em vídeos de turistas fazendo rafting no local. Inclusive, em uma da equipe da Coluna Turismo de Valor, quando o repórter Leonardo Vasconcelos tomou um baita susto ao se deparar com a enorme cobra enquanto praticava o esporte no rio. 

>> Vídeo: Crocodilo gigante Ricardo avança no pescoço de tratadora e só depois percebe o erro; veja o que aconteceu

Mas a pergunta é: Da onde será que veio o nome da Vovózona? Quem responde é o guia de turismo Vilmar de Oliveira, responsável pelo batismo da agora celebridade sucuri gigante. "Quando a gente a encontrou pela primeira vez o que chamou a atenção foi a grossura. Daí decidi colocar o nome de Vovózona (em referência ao personagem do filme de mesmo nome). Para acasalar ela antes come bastante, por isso que estava tão gorda assim. Depois que fica prenha, ela passa uns sete meses sem comer nada", explicou Vilmar.

> Vídeo: Cobra e jacaré aparecem em rio onde repórter fez flutuação em Nobres

Divulgação
A personagem do filme Vovózona foi a inspiração para batizar a sucuri gigante de Bonito - Divulgação

Com o status de estrela, ela já virou atração do local e já tem turistas indo até lá não apenas para praticar o esporte, mas também tentar ver a famosa Vovózona. O guia Vilmar de Oliveira, que tem um canal no Youtube (vilmar789) com os registros da sucuri e a batizou com o nome do personagem do filme de mesmo nome, divulgou vídeos em que está junto com turistas procurando (e achando!) a agora cobra celebridade.

> Vídeo: você caminharia em cima de um tanque de tubarões para conhecer "Shark" e "Sharkira" ?

Apesar do tamanho naturalmente assustar, Vilmar garante que a Vovózona é bem tranquila e nunca atacou ninguém. "O tamanho exato a gente não sabe, mas acreditamos que seja em torno de 6 metros mesmo, é a maior que já foi avistada aqui no Rio Formoso, em Bonito. A espécie dela é a maior que existe no Brasil. Meu maior intuito com os vídeos é ajudar a preservar as sucuris. Se a gente fizer isso, vamos conseguir admirar mais animais gigantes assim", disse o guia.

> Vídeo: Mulher encontra onça-parda em trilha na Costa Rica e no final uma delas sai correndo

Divulgação
As famosas Vovozónas: A sucuri gigante de Bonito e a do filme de comédia - Divulgação

SUSTO

O repórter Leonardo Vasconcelos (@vemcommochileo) estava em um bote junto com turistas quando no meio do percurso do rafting, logo após a descida em uma queda d’água, o grupo subitamente avistou a cobra gigante em um barranco na margem direita do rio. Não tem como negar que foi uma baita surpresa, pra não dizer um grande susto.

>> Nobres: Águas do Caribe em um paraíso do Mato Grosso que se diz "mais que Bonito"

Com todo o cuidado, o guia conduziu a embarcação na direção da imensa sucuri que parecia estar tomando um banho de sol tranquilamente. Não tão tranquilos assim, os turistas ficaram um pouco receosos no começo, mas gostaram de chegar um pouco mais perto da cobra, claro, com a distância necessária de segurança. No final tudo deu certo e a visita terminou de forma amistosa, com todos em paz. O grupo e a cobra gigante.

> Que foto, bicho! Concurso reúne as fotos mais hilárias de animais ao redor do mundo

Nadando no  Rio Sucuri

De tão transparentes, as águas do Rio Sucuri oferecem a sensação (única) dos visitantes estarem mais do que flutuando e sim voando. Ele é considerado o rio mais cristalino do Brasil e já foi eleito o terceiro neste quesito do mundo. Por isso, você parece estar realmente voando entre nuvens de peixes em um céu vivo e multicolorido.

>> As sete maravilhas de Jericoacoara

Não é necessário saber nadar já que atividade é realizada obrigatoriamente com um colete salva-vidas. A correnteza vai conduzindo lentamente o visitante que só tem o “trabalho” de deixar ser levado pelas belezas do rio. A duração é de quase uma hora, mas a impressão é de que o tempo não passa quando se está mergulhado no lindo universo do Rio Sucuri.

>> Complexo Turístico Boca da Onça Ecotour, em Bodoquena, conta com o maior rapel de plataforma do Brasil 

Tags

Autor