Biro Biro foi reanimado por médico do Botafogo e se recupera em clínica na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Foto: Instagram/Reprodução
Os fãs do futebol foram surpreendidos, na tarde da última terça-feira (16), com a notícia de que o atacante Biro Biro, de 24 anos, sofreu um mal súbito durante treino, sendo reanimado por um dos médicos do Botafogo após ter uma parada cardíaca. O atleta tinha se tratado de arritmia benigna e já estava liberado para jogar. Os exames periódicos também estavam atualizados e os médicos ainda avaliam o que pode ter acontecido. Felizmente Biro Biro está estável e se recuperando em uma clínica na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas nem todos têm a mesma sorte.
A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) alerta que os casos de morte súbita têm sido cada vez mais frequentes no Brasil. De acordo com a entidade, cerca de 300 mil brasileiros são vítimas da morte súbita anualmente. Uma das principais doenças cardiovasculares que desencadeiam a condição é a arritmia cardíaca, presente em mais de 20 milhões de pessoas.
“O coração possui um ritmo constante e regular chamado de ritmo sinusal. A arritmia cardíaca acontece quando ocorre alguma alteração ou propagação do estímulo elétrico responsável pelo ritmo cardíaco”
Dr. Henrique Grinberg, cardiologista com ênfase na área esportiva.
Os principais sintomas da arritmia são palpitações, fraqueza, falta de ar, suor frio, palidez, cansaço e tontura. “Muitas vezes o indivíduo não tem os sintomas clássicos de arritmia cardíaca e é acometido por uma morte súbita devido a uma doença cardiovascular não tratada”, explicou. “Apesar de a maior incidência de arritmia cardíaca ser na população idosa, pessoas jovens também podem desenvolver a condição. O check-up cardiológico anual é fundamental para identificar a patologia precocemente”, completou.
Nem sempre a arritmia vem acompanhada de sintomas clássicos como tontura, dor no peito e fraqueza. Foto: Divulgação
Morte súbita em atletas
A prática de exercícios físicos e a dieta equilibrada são atitudes indiscutivelmente benéficas para a saúde. No entanto, mesmo quem tem uma rotina balanceada pode ser afetado pela morte súbita.
“O acompanhamento da saúde cardíaca é essencial para as pessoas que praticam atividade física, tanto para os atletas, quanto para aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. A avaliação auxilia o indivíduo a entender como o coração se comporta durante o exercício físico e como obter a melhor performance sem prejudicar a saúde cardiovascular”, afirmou o Dr. Henrique Grinberg.
De acordo com o cardiologista, a promoção da saúde é a melhor maneira de evitar que os casos de morte súbita se repitam. Além dos hábitos saudáveis, fazer exames cardiológicos periodicamente, mesmo sem nenhum sintoma aparente, é indispensável para garantir a qualidade de vida.