coluna vida fit

Como a prática esportiva pode ajudar na produtividade no trabalho?

O gerente de operações da Tim Ageu Diniz Guerra é exemplo no esporte e na empresa. Profissional de educação física Jéfter Campos explica os benefícios da prática esportiva no dia a dia

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 08/09/2020 às 13:11 | Atualizado em 09/09/2020 às 16:23
DIVULGAÇÃO
Ageu emagreceu 17kg com exercícios - FOTO: DIVULGAÇÃO

Longevidade, bem-estar e qualidade de vida. A tríade do estilo de vida saudável é a meta da maioria dos praticantes de exercícios. Também é bastante comum atletas amadores utilizarem os treinos em busca de performance e produtividade no trabalho. Este é o caso do engenheiro eletrônico Ageu Guerra, que há quatro anos começou a correr e experimentar os benefícios do esporte na rotina corporativa. 

Ageu buscou a mudança do estilo de vida quando estava perto de completar 40 anos. A ideia era se tornar mais saudável e garantir longevidade. Ele perdeu 17kg e desenvolveu a paixão pela prática esportiva. Hoje Ageu corre e faz crossfit, mas também testou boxe e musculação. A mudança fatalmente refletiu no ambiente corporativo. De acordo com Ageu, gerente de operações da rede Tim Nordeste, o raciocínio e a agilidade melhoraram, além da produtividade nas tarefas simples e complexas.

Ele explicou: "Foi a chave dos 40 anos. A ideia era ter mais saúde. E os benefícios também alcançaram o ambiente corporativo. Executivos, cargos de gerência, vivem o estresse e os exercícios funcionam como válvula de escape, além de proporcionar uma vida melhor", argumentou Ageu, que continuou. "Tudo está ligado, porque você descobre dois pontos importantíssimos que se aplicam ao ambiente corporativo. Primeiro é foco no processo. Ter um propósito, objetivos e metas bem definidas, com um plano estruturado, permitem que você acompanhe sua evolução. E, às vezes, isso é mais significativo que o resultado de uma prova, por exemplo. O segundo ponto é a disciplina trazida pelo esporte", completou o executivo.

Planejamento e metas no trabalho

Ageu se refere aos processos para se preparar para uma prova e planejar metas no trabalho. Ele, que já completou uma meia maratona, quer voltar a correr 21km ainda em 2020. "A disciplina é muito importante, o processo de evolução, de melhoria. Ter motivação para continuar na rotina. Tem dia que você não acorda motivado, mas se compromete e faz. Trago isso para o mundo dos negócios, acompanhando o processo de melhorias, acompanho os resultados. Sei que quando eu perco um dia de treino vai afetar um dia de resultado, mas a gente organiza formas de compensar", comentou Ageu, que é exemplo de inspiração na família e com os colegas da firma. 

A potência da prática esportiva

O profissional de educação física Jéfter Campos explicou que os benefícios da prática esportiva vão além do emagrecimento e bem-estar. Ele apontou questões fisiológicas e hormonais como determinantes para promover disposição prolongada, o que afeta consequentemente no rendimento do trabalho.   

"As pessoas geralmente justificam que têm mais energia por causa da prática esportiva. Essa questão não é só de sensação. É fisiológico. Primeiro que os exercícios, a prática esportiva, são cardiovasculares, corrida, pedalada, luta...por serem esportes com prática contínua, por um tempo mais longo, esses treinos têm capacidade de fortalecer o coração e aí as pessoas têm um coração mais saudável, mais atlético, e ficam com essa sensação de mais disposição", explicou o treinador, que completou. "Há também a questão hormonal. Do prazer e da satisfação em conseguir executar um objetivo que você tinha para você. Com 30 minutos de exercícios, a pessoas se sentem com mais energia após ter uma meta e conseguir completá-la, conseguir executá-la", argumentou.

O processo é bastante parecido com o dia a dia no trabalho no ambiente corporativo. A questão da disciplina, da motivação e das metas traçadas. Jéfter Campos falou sobre o assunto. 

"No esporte é como acontece no dia a dia. Acho que é importante destacar que não é só importante se preparar fisicamente, a cabeça precisa estar boa. A gente cria nossa motivação através dos resultados que a gente consegue atingir. Consegue ficar mais motivado com a sensação de dever cumprido. Com a cabeça boa para encarar cada situação. A concorrência do mundo corporativo é o mesmo. No mundo do trabalho tem muito disso", finalizou. 

Comentários

Últimas notícias