No shape

Barriga de tanquinho? É preciso ir além dos abdominais; veja exercícios indicados

Treinos aeróbicos e de core são aliados na construção da barriga trincada

Marília Banholzer
Marília Banholzer
Publicado em 12/12/2021 às 8:10
Ter noção sobre a composição corporal é importante para personalizar o treino
FOTO: Ter noção sobre a composição corporal é importante para personalizar o treino
Leitura:

Não adianta fazer mil abdominais por dia para conquistar o abdômen trincada, ou barriga de tanquinho, que muitos homens e mulheres sonham. O segredo está além dos músculos da barriga. Em primeiro lugar, para derreter aquela gordura gordura localizada na região do abdômen, vai ser preciso fazer bastante exercício aeróbio também.

O processo de queima vem como um todo, não apenas na barriga. Por isso, faça exercícios mais completos e não foque apenas nos abdominais. No entanto, treinos que envolvam agachamento, afundo, levantamento terra, remadas, desenvolvimento de ombros podem ser aliados nesse processo, pois eles ativam o abdômen durante a execução.

 

Um pausa aqui para ressaltar que, para além da questão estética, eliminar a gordura localizada na região da barriga, em especial a visceral (gordura profunda ao redor dos órgãos internos), é de alta necessidade, pois a gordura dessa área é altamente inflamatória e está relacionada a um maior risco de doenças crônicas e mortalidade.

De volta ao treino, depois de entender a necessidade de queimar a gordura corporal para os músculos (inclusive os da barriga) aparecerem, é necessário estar atento ao chamado "core" -  formado por 29 partes do corpo que são responsáveis por dar estabilidade para a bacia, pelve e abdômen. Entre os exercícios para fortalecer o core estão prancha abdominal frontal, prancha abdominal lateral, ponte, elevação do quadril e perdigueiro.

Forçar a cervical é um dos erros mais comuns de quem realiza o abdominal supra sem orientação
2D120515055 - Forçar a cervical é um dos erros mais comuns de quem realiza o abdominal supra sem orientação

Agora sim, com o core fortalecido, é hora dos exercícios específicos para a trincar a barriga. Aposte em três tipos de abdominais: remador, canivete, alternado oblíquo. Em geral, três séries de 25 repetições, com intervalos curtos (cerca de 20 segundos) entre as séries, é o mais indicado. Mas lembre-se, ao fazer abdominais, não está correto sentir desconforto na região das costas ou nuca. Por isso, o mais indicado é realizar esses movimentos sob a supervisão de um profissional de educação física. 

Comentários

Últimas notícias